População de Guarulhos participa de debate sobre Expresso Aeroporto
LEM.jpg)

LEM.jpg)

.jpg)
LEM.jpg)
.jpg)
Com o objetivo principal de ouvir a população a respeito do chamado Expresso Aeroporto " uma linha ferroviária que fará a ligação do centro da cidade de São Paulo com o aeroporto internacional de Guarulhos ", a Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia promoveu uma audiência pública, nesta terça-feira, 3/7, com a presença de técnicos e especialistas no assunto. A implementação do linha ferroviária conta com a participação de empresas interessadas nas Parcerias Público-Privadas (PPPs). De acordo com os técnicos que compareceram à reunião, o projeto ainda está indefinido e ouvir a população é fundamental nesse estágio.
A comissão, presidida pelo deputado Sebastião Almeida (PT), quer garantir que a preocupação da comunidade seja considerada na elaboração do projeto. Vereadores do município de Guarulhos e representantes da sociedade civil manifestaram durante o encontro diversas dúvidas relacionadas à obra:o impacto ambiental que vai representar; a especulação imobiliária na região, que surgiu desde o anúncio da nova linha; a realocação dos moradores de áreas desapropriadas; e a questão emocional da população afetada.
Segundo o diretor presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Álvaro Armond, o Expresso Aeroporto vai desafogar o saturado aeroporto de Congonhas, situado em pleno centro urbano da capital, bem como o trânsito na cidade. De acordo com Armond, oferecendo-se uma ligação direta ao aeroporto, com segurança e agilidade, haverá uma diminuição no fluxo do aeroporto de Congonhas, que possui uma infra-estrutura menor, porém um tráfego maior de passageiros. Armond garante que o foco principal do projeto é a qualidade de vida da população.
O coordenador de planejamento e gestão da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, Renato Viegas, explicou que dois consórcios apresentaram projetos à secretaria e estes estão sendo analisados para a consolidação de um projeto definitivo. "Estamos no meio do percurso", falou, lembrando a importância da participação da sociedade no processo, uma vez que muitos itens estão ainda sem definição.
Sebastião Almeida informou que uma nova audiência pública será agendada para o segundo semestre, no município de Guarulhos, para esclarecer a população a respeito do Expresso Aeroporto, e que até lá já deve haver dados definitivos sobre sua implantação.
O encontro contou com a participação de alguns membros efetivos da comissão, como os deputados José Bruno (DEM), Analice Fernandes (PSDB), Alex Manente (PPS) e Ana Perugini (PT), além de outros técnicos e especialistas no assunto.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações