Ricardo Amadeo funde lirismo e realidade, fantasia e gosto pelo detalhe
A grande capacidade técnica, a facilidade de observar além do objeto, de penetrar situações e reinventá-las com extrema habilidade oferecem a Ricardo Amadeo possibilidades expressivas as mais diversas. Mas a força de sua construção e uma paleta rica de emoções pictóricas delineia as amplas capacidades do artista e acentuam os significados de sua linguagem.
Uma forte aspiração de conhecimento o empurra em direção de interpretações da realidade que correspondem a uma medida mais exata do homem. Seu cromatismo é equilibradamente distribuído com a intenção precisa de dar à comunicação uma conquistada felicidade existencial.
Amadeo desenha seus pássaros, seus vasos, suas flores com um traço demarcador, cuja delicadeza dos tons de suas cores confere à obra uma graça repleta de leveza e sensibilidade. Na realidade, mesmo representando realisticamente seus quadros, o artista transfere sobre a tela imagens de seu subconsciente.
Valendo-se de uma técnica consumada, sua obra apresenta em seus temas aspectos sempre novos e variados dos quais capta toda a força vital da natureza. As cores, muitas vezes vivas, outras em degradê, dão a suas imagens uma vivacidade primaveril e as coloca, ao mesmo tempo, num mundo de sonhos. São projeções de sua fértil fantasia que de tal modo dão livre desafogo a sua melhor veia artística.
A obra Tempo I, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é de uma surpreendente modernidade. O traço que na sua pureza forma e dá corpo a sua composição, animando-a com um cromatismo cuidadosamente empregado, obtém efeitos sugestivos de agradável visão. Trata-se sem dúvida de uma bela fusão entre lirismo e realidade, entre fantasia e gosto pelo detalhe.
O artista
Ricardo Amadeo, pseudônimo artístico de Ricardo Amadeo Junior, nasceu em São Paulo, em 1945. A partir de 1962 estudou cerâmica de alta temperatura com Sheila Nachtigall, artes gráficas no Senai e na Editora Abril, fotografia na Enfoque.
Formou-se em artes plásticas na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), onde realizou cursos especiais de desenho, pintura e história da arte. Desde 1968 trabalha como artista gráfico na W2 Comunicação Negócios, na Amadeo Escritório de Arte e na Editora Abril. A partir de 1987, dedicou-se ao magistério, sendo até hoje professor de programação visual e editoração na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e na Faculdade Anhembi do Morumbi.
Participou de inúmeras exposições individuais, tais como: Gero Galeria, Galeria Itaú, Ribeirão Preto, SP; Galeria Aquarela, Campinas, SP; Spazio Pirandello, Espaço Cultural do Teatro Municipal de Piracicaba; Galeria Paulo Figueiredo, Bauru; Galeria Século XXI, São Paulo, SP; Galeria Portinari, São Paulo, SP (1967/2005).
Entre as exposições coletivas, destacam-se: Ibero Clube, Bonn, Alemanha; Sociedade Germano Ibero-Americana, Frankfurt, Alemanha; Galeria do Bonfim, Amsterdã, Países Baixos; Espaço Cultural Embraer, São José dos Campos, SP; Salão Nacional de Arte Contemporânea, São Paulo, SP; Artistas da Granja Viana, SP; Mostra da Casa de Apoio (desde 2000), SP; O Desenho Como Forma de Expressão, Pinacoteca do Estado, São Paulo, SP; 3º Salão Nacional de Artes Plásticas, São Paulo, SP; 6 de São Paulo, Galeria Selection Arte, São Paulo, SP; Os Anacrônicos da Madrugada, São Paulo, SP.
No campo da escultura realizou um painel de concreto moldado e oxidado para obra dos arquitetos Ubirajara Mota Ribeiro e Walter Maffei em São Paulo, SP, e outra na Igreja São Domingos, em Perdizes, São Paulo, SP. Recebeu diversos prêmios e suas obras encontram-se em coleções particulares e acervos oficiais como o do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações