Rocha Mattos depõe na CPI da Pirataria


Da Redação
O juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, acusado de participar, entre outros delitos, de uma quadrilha de juízes que vendiam sentenças, depôs nesta sexta-feira na Assembléia Legislativa em reunião da CPI federal que apura crimes de contrabando e falsificação, conhecida como a CPI da Pirataria. O deputado federal Luiz Antonio Medeiros, presidente da CPI, ao abrir os trabalhos agradeceu aos agentes da Polícia Federal, que apesar da greve se dispuseram a acompanhar o juiz da carceragem da Polícia Federal até o plenário D. Pedro I, onde ocorreu o depoimento. Medeiros informou que o comando de greve concordou em autorizar que os agentes fizessem a escolta do juiz.
Rocha Mattos, que responde por corrupção passiva, peculato, formação de quadrilha e favorecimento ilícito esteve acompanhado por sua advogada Daniela Pellin Negado.
Negando qualquer envolvimento em ações ilícitas, o juiz fez diversas referências ao comportamento desabonador de vários integrantes da magistratura e da polícia. Chegou a afirmar que irá interpelar judicialmente o delegado da polícia federal que comandou a ação de busca e apreensão ao seu apartamento. Rocha Mattos acusou os policiais de furto de um rádio mp3 e equipamentos de informática de sua residência.
Outros objetivos
Insinuando que as buscas realizadas em seu apartamento e no de sua ex-esposa foram motivadas principalmente pelo objetivo de apreender fitas relativas ao Caso Celso Daniel, prefeito de Santo André assassinado em 2002, e não em razão da Operação Anaconda, o juiz deixou no ar a idéia de que há nelas revelações comprometedoras. Rocha Mattos afirmou que ouviu pequenos trechos das 42 fitas e que percebeu cortes que poderiam indicar edição do material.
Mattos classificou Norma, sua ex-esposa, como emocionalmente desequilibrada e desqualificou os indícios apontados nas várias fitas gravadas com autorização judicial. Das conversas com a ex-esposa reclamou que a polícia considerou apenas alguns trechos, omitindo outros em que contestava as acusações de Norma. Quanto aos vários indícios de que mantém relações com pessoas acusadas pela justiça, deu a entender que são coincidências. Inquerido sobre sua relação com Roberto Eleutério da Silva, o Lobão, afirmou que o conheceu apenas na carceragem da Polícia Federal e que as outras informações que possui são baseadas em notícias de imprensa. Quanto a Law Kim Chong, considerado pela polícia o maior contrabandista do país, dono de duas galerias na Rua 25 de Março, também afirmou que não mantém com ele qualquer relação e que as informações que possui são as veiculadas pela imprensa e as que correm nos meios policiais.
Assediado por jornalistas, o Juiz Rocha Mattos deixou o plenário D. Pedro I às 14h45, precedido por sua advogada, Daniela Negado. Em defesa de seu cliente, ela declarou que, há mais de 10 anos, o juiz sofre perseguições dentro do Judiciário, por ser uma pessoa de personalidade forte, polêmica, mas, até hoje nada foi provado contra ele. Segundo ela, no depoimento desta sexta-feira, mais uma vez isso ficou patente.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações