Deputada faz protesto silencioso contra ação da PM frente a estudantes e professores
A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) encontrou uma forma diferente de protestar contra a violência utilizada pela Polícia Militar na repressão a estudantes e professores, durante manifestação realizada na quarta-feira, 14/9, na Assembléia Legislativa. A parlamentar permaneceu em silêncio na tribuna durante os 30 minutos a que teria direito para discursar na sessão extraordinária em que seria apreciado o veto do governador Geraldo Alckmin ao aumento dos recursos para a Educação na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
"Esta foi a primeira vez que agi dessa forma, mas foi a maneira que encontrei de externar minha indignação diante de todo aquele mecanismo fascista usado para sufocar a legítima manifestação da comunidade educacional. O governo estadual posa de democrático, mas age com mão de ferro contra aqueles que ousam discordar de suas posições", enfatiza a deputada Prandi, que permaneceu na Assembléia Legislativa até as 2h da madrugada desta quinta-feita, 15/9.
Maria Lúcia, o deputado Renato Simões, líder da bancada do PT, além de outros parlamentares e representantes do Fórum das Seis negociaram com o comando da PM e a presidência da Casa garantias de segurança para os cerca de 200 estudantes que permaneceram acampados na galeria do Parlamento.
Desde 16h da tarde, a tropa de choque já cercava o Palácio 9 de Julho e à noite utilizou bombas de efeito moral para tentar dispersar os 800 manifestantes, que permaneciam nas avenidas Brigadeiro Luiz Antônio e Pedro Álvares Cabral. Várias pessoas foram presas e outras, entre as quais um jornalista, acabaram feridas.
Não ao veto
A sessão de quarta-feira deu início às discussões em torno do veto do governador Alckmin às emendas à LDO, que foram aprovadas pelo Legislativo e destinam mais recursos para a Educação. O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) seria um dos beneficiados, com a definição de um percentual fixo das verbas do orçamento para o setor.
"Com a política de ampliação das ETE"s e Fatecs, é preciso destinar mais recursos para o "Paula Souza". Caso contrário, com o cobertor curto, não haverá verba suficiente para investimentos na qualidade e no custeio dessas unidades", relata Prandi, presidente da Comissão de Educação da Assembléia. Na terça-feira, a comissão deu parecer favorável a projetos de lei que prevêem a criação de 10 novas Fatecs.
"A maioria destas proposituras é de autoria de deputados da base governista. Não basta fazer média com a população de suas regiões e apresentarem o projeto. É preciso romper o cabresto imposto pelo Palácio dos Bandeirantes e votar contra o veto. Só assim haverá recursos suficientes para dar às unidades do "Paula Souza" a estrutura necessária para um ensino de qualidade e valorização dos educadores", destaca a deputada Prandi.
A parlamentar também ressaltar a diferença de tratamento dispensado pelos governos estadual e federal ao ensino público universitário. "Enquanto o governador Alckmin esperneia para não ampliar o volume de verbas, o governo Lula aumenta os recursos e leva a universidade pública para regiões que há muito tempo reivindicavam esses campi. Na Baixada Santista, por exemplo, o clamor da população foi ouvido e a região já conta com um campus. Para 2006, serão cinco cursos, com 190 vagas, que funcionarão provisoriamente num imóvel cedido pela prefeitura. Além disso, a União já disponibilizou uma área de 12,2 mil metros quadrados para construção do prédio próprio, juntamente com a reserva de R$ 12 milhões para obra, que permitirá o aumento da oferta de cursos e de vagas", conclui Maria Lúcia Prandi.
mlprandi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações