Corpo do sertanista Orlando Villas-Boas será velado na Assembléia Legislativa
DA REDAÇÃO
O sertanista e indianista Orlando Villas-Boas, um dos criadores do Parque Nacional do Xingu, faleceu às 14h27 desta quinta-feira, 12/12, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde estava internado desde 14 passado, com um quadro agudo de infecção intestinal. Seu corpo será velado no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho. Até o momento, a família do sertanista não havia informado ao Cerimonial da Assembléia Legislativa o local do seu enterro. Orlando Villas-Boas deixa a esposa Marina e os filhos Orlando e Noel.
O enterro será nesta sexta-feira, 13/12, às 14 horas, no Cemitério do Morumbi, Capital.
Quem foi Orlando Villas-Boas
O lingüista, historiador e indigenista Orlando Villas-Boas nasceu em 12 de janeiro de 1914, em Botucatu, interior de São Paulo. Suas aventuras começaram quando decidiu deixar o emprego de escriturário da Esso, em São Paulo, em 1941, para integrar a expedição Roncador-Xingu, organizada pela Fundação Brasil Central. Com o dinheiro da indenização, comprou um facão e um revólver e foi explorar Goiás Velho, com os irmãos. Durante cinco dias, andou 141 quilômetros para encontrar o Rio Araguaia. Remou mais três semanas até localizar o posto da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Barra Goiana. "A gente cortava a mata com o facão."
O encontro com os índios, porém, deu-se apenas em 1944, no Rio Kuluene: cerca de 200 calapalos estavam postados no barranco, armados de arco e flecha. Em meio àquele pequeno exército, surgiu Izarari, o cacique. "Nos comunicamos por gestos. Depois de alguns minutos, nos abraçamos. Ele estava desesperado. E eu, com medo." Antes disso, Villas Boas tinha sido atacado 18 vezes pelos xavantes. "A maior lição que ficou desse trabalho é o comportamento dos índios em sociedade. Eles não se sentem atraídos pelo poder e pela ganância. Nunca vi um índio discutir com o outro, nunca vi um índio dizer não para uma criança. Isso é maravilhoso."
Orlando aposentou-se em 1975, mas não abandonou o trabalho na Funai. Isso só ocorreu no início de 2000, quando foi afastado por acumular uma aposentadoria e o salário, o que não era legalmente permitido. O episódio causou comoção entre estudiosos da questão indígena e, desde então, Villas Boas vivia em São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações