Mulher: A caminho da cidadania

Aproveitamos o Dia Internacional da Mulher para fazer algumas reflexões sobre esta importante data. A primeira delas é para que a mulher participe ativa e integralmente do processo de conhecer-se a si mesma e de reconhecer sua força perante à sociedade.
Sabe-se que nos dias de hoje a mulher já não é mais só dona de casa, mas também trabalha fora para complementar a renda do marido. Muitas delas são verdadeiras guerreiras, pois, além de sustentarem a casa, são responsáveis pela educação dos filhos. Isso faz com que muitas vezes a mulher deixe de participar como deveria das atividades sociais que possam auxiliá-la a buscar a cidadania plena. É este espaço que a mulher precisa lutar para conseguir, atuando com destaque em todos os setores, da economia à política.
Falando em política, o nosso partido, o PSDB, quer uma maior participação da mulher e, por isso, criou, em junho de 1998, o PSDB-Mulher, que surgiu para incentivar, de forma organizada, uma efetiva presença das tucanas e oferecer a elas princípios da social-democracia e prepará-las para ocupar cargos públicos e políticos.
É com essa determinação que a mulher deve participar da construção e da manutenção de uma sociedade democrática. Por isso deve sempre buscar estar bem informada sobre seus direitos, tantas vezes ignorados, violados e mesmo abusados. A mulher deve estar orientada em seu dia-a-dia, no âmbito da família, da profissão e da sociedade como um todo.
A história mostra que a sociedade ainda vê a mulher com uma série de deveres e obrigações, mas poucos direitos e quase nenhum apoio para realizar as tarefas que lhe são atribuídas. Por isso entendemos ser fundamental a participação da mulher na política, uma condição prévia para modificar essa situação de desigualdade estrutural e transformar as instituições, de tal forma, que os direitos de ambos os sexos sejam universalmente reconhecidos e se materializem em práticas efetivas.
Na área da Saúde, defendo que cabe à própria mulher a responsabilidade pela sua condição de vida e, assim, dar o passo essencial para assumir integralmente seu papel na sociedade. Todas as mulheres devem ter acesso a cuidados básicos, dirigidos à prevenção, detecção precoce, tratamento e reabilitação de doenças e outros problemas a que estão expostas.
É com este objetivo que lutei e consegui junto ao governador Geraldo Alckmin uma grande conquista para Bauru e região : o Instituto de Câncer de Mamas, que já está em funcionamento num prédio anexo à Maternidade Santa Isabel. Essa obra, em que o Governo do Estado investiu quase R$ 1 milhão, vem dando às mulheres a oportunidade de se submeterem ao diagnóstico precoce e ao tratamento de uma das doenças que, infelizmente, ainda faz milhares de vítimas em todo o mundo. Cerca de 90% dos casos de câncer mamário podem ser curados, desde que diagnosticados em estágios iniciais. Daí a importância do Instituto.
São iniciativas como esta que garantem dignidade e melhoria na qualidade de vida da mulher. Tenho plena convicção de que estamos contribuindo na busca da verdadeira cidadania feminina. Espero, agora, que as mulheres também lutem pelos seus direitos e informem-se sobre suas responsabilidades. Este será um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana.
Pedro Tobias* é médico e deputado estadual pelo PSDB
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações