Palestra no ILP aborda o Marketing Político e a web 2.0


18/09/2009 16:28

Compartilhar:

Palestra Marketing Político e Mídias Sociais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/ILPMARCKETINGmmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta quinta-feira, 17/9, a palestra Marketing Político e Mídias Sociais. O evento foi coordenado pelo blogueiro, podcaster e empresário do mundo WEB, Luís Otávio Lopes, pelo também blogueiro, jornalista e diretor de conteúdo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Lauro Mesquita, e teve como convidada a blogueira Lalai. Com 3h30 de duração, o encontro contou com o auditório do ILP lotado.

O palestrante Luís Otávio encarregou-se de introduzir o assunto web 2.0 aos participantes e citou a interação entre usuários como a principal característica do meio. "Quando estamos no universo 2.0, estamos abertos à interação", explicou o empresário. Como exemplo desta troca de informação, Luís Otávio usou o caso de grandes empresas que utilizam a ferramenta para se comunicar com clientes. "Antigos diários, escritos por garotas, deram espaço aos blogs que temos hoje em dia. Algumas empresas já aderiram a esse espaço virtual, onde atualizam informações e debatem com clientes", disse.

Utilizando-se de um gráfico, o palestrante mostrou que em toda a sociedade apenas 2,5% da população é responsável por criar as tendências da internet e 13,5% das pessoas representam os "adotadores" dessas novidades. Ao projetar essa escala para o Brasil, concluiu-se que metade dos inovadores centraliza-se no Estado de São Paulo, que é o grande criador de tendências da internet no país.

Em seguida, a palavra foi passada ao jornalista Lauro Mesquita, que explicou como a internet pode ser utilizada por políticos em suas campanhas. O maior exemplo citado por ele foi o caso de Fernando Gabeira, quando candidatou-se à Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2008. Gabeira investiu a maior parte das verbas de sua campanha na nova mídia, e passou de quinto colocado nas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno das eleições. "Gabeira se saiu muito bem, passando de deputado federal à candidato a governador do Estado do Rio de Janeiro. Porém, ele não deu resposta às críticas que recebia, quebrando o diálogo, principal fator da web 2.0", explicou jornalista.

Após o intervalo, a palestra recebeu a blogueira Lalai, que figura entre as pessoas mais influentes do Brasil no meio digital. Lalai contou sua experiência com o mundo dos blogs, e disse que atualmente possui uma agência que trabalha com ações na mídia social. A blogueira falou da grande responsabilidade que tem ao escrever para o variado público da web, e riu ao comentar que passa cerca de 15 horas diárias navegando na internet. Lalai finalizou sua participação defendendo que empresários criem blogs em nome de suas empresas, e abram espaço para o diálogo direto com os clientes.

Ao final do encontro, o empresário Luís Otávio Lopes pegou o microfone novamente para explicar o "Case Obama". Luís Otávio narrou a história política do então senador até se tornar o presidente dos Estados Unidos, e disse que para atingir o mais importante cargo político do mundo, Obama fez excelente uso dos meios digitais em sua campanha, colocando anúncios aonde seu público estava, como nos vídeo games, nos sites mais populares do país e nas mensagens para celular, além de estabelecer um contato direto com os eleitores através das mídias sociais, como twitter, facebook e orkut.

alesp