De férias, delegado evita depoimento em CPI
DA REDAÇÃO
Férias. Esse foi o motivo alegado pelo delegado da Polícia Civil Ettore Capalbo Sobrinho, por meio de seu advogado, para não atender pela segunda vez às convocações feitas pela CPI federal da Pirataria. O depoimento de Capalbo estava marcado para esta sexta-feira, 31/10, na Assembléia Legislativa, onde parte da comissão estava reunida.
Capalbo já havia sido convocado pela CPI no dia 19 de setembro. Em seu lugar veio um atestado médico, informando que o delegado estava internado por suspeita de acidente vascular cerebral.
Recuperado e em férias, Capalbo provocou indignação nos membros da CPI, que decidiram intimá-lo. "Agora, ele será obrigado a comparecer", afirmou o deputado Luís Antônio Medeiros (PL/SP), presidente da CPI. Os deputados federais querem ouvir Capalbo a respeito das suspeitas de seu envolvimento no esquema de contrabando de Roberto Eleutério dos Santos, o Lobão.
A cadeira dos depoentes permaneceu vazia durante toda a reunião da CPI. Convocados, os representantes de duas empresas de importação de CDs virgens, Caihong Max Mídia do Brasil e Oubras, também não compareceram. A advogada de Tain Fuiming, proprietário da Caihong, justificou a ausência de seu cliente com a alegação de compromissos inadiáveis. Os representantes da Oubras, o brasileiro Laerte José dos Santos e dois chineses conhecidos por Fernando e Shirley, não foram localizados, pois o endereço fornecido à CPI era falso.
Os parlamentares solicitarão à Justiça cópias dos processos em que os juízes federais João Carlos da Rocha Mattos, Casem Mazloum e Ali Mazloum, que atuam em São Paulo, liberaram acusados de contrabando e mercadorias apreendidas. Os deputados querem montar um dossiê antes de convocá-los para depor.
Com a promessa de revelações que irão incriminar juízes federais de São Paulo, os membros da CPI deverão trazer para depor na Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira, 3/11, um ex-delegado da polícia federal.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações