O realismo e o abstracionismo na obra de Bárbara Altstadt
DA ASSESSORIA
"Por realismo devemos entender o retorno a uma arte de representação em virtude de uma reflexão, de um sentimento e de um juízo negativo contra movimentos, correntes ou escolas em vigor. Por um retorno, se não a esta ou àquela tradição, entendemos uma necessidade de reordenação". Assim analisa o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa. "No realismo, especialmente germânico, é inegável uma certa ambigüidade que pode induzir a direções opostas, introduzindo o objeto real enfocado dentro de uma abstração".
Massarani esclarece que "Bárbara Altstadt, uma brasileira de origem hispânica e alemã, exatamente impregnada de um individualismo artístico subjetivo, consegue criar em sua obra um equilíbrio de valores estéticos. Abolindo a representação do real puro, acrescenta um conjunto de formas imateriais ao olhar, revelando-nos uma realidade abstrata não menos real, nem menos poética, nem menos eficaz daquela do objeto. E no seu caso o objeto central é o ser humano."
Hoje, uma obra da artista, intitulada Sobrevivência, faz parte do Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, doada pelo Centro Turístico Quatinga de Iguape, empreendimento da família Altstadt.
Bárbara Altstadt é formada em artes plásticas pela faculdade Santa Marcelina de São Paulo e pertence à Academia Brasileira de Arte, ao Núcleo Brasileiro de Esmaltadores e à Associação de Arte Educadores do Estado de São Paulo. Especializada em pintura acrílica e óleo sobre tela, texturas com materiais diversos, trabalha também na manufatura de papel com fibras naturais. Participa de inúmeras exposições no Brasil e no Exterior.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações