Deputada vai a Brasília defender emprego dos trabalhadores da Usiminas
A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) integrará a caravana que irá a Brasília, nos próximos dias, defender o emprego dos trabalhadores da Usiminas. Uma vitória já foi conquistada: as demissões na Usina de Cubatão foram suspensas, por determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
A empresa havia anunciado 1.307 desligamentos, nas usinas de Cubatão e de Ipatinga (MG), até o final de maio. Desses, 244 foram consumados em Cubatão, segundo o sindicato do setor. Além disso, a lista de demitidos já teria 800 nomes, desde janeiro.
A decisão do TRT de suspender as demissões foi comunicada na noite de quinta-feira, 28/5, em audiência com sindicalistas e com representantes do grupo siderúrgico. Na reunião, a relatora do processo, desembargadora Ivani Contini Bramante, teria determinado, ainda, a retomada de negociações.
Na capital federal, a comitiva deverá se reunir com o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, para reivindicar novas alíquotas aduaneiras na importação de aço. É que a siderurgia brasileira enfrentaria dificuldades frente à concorrência internacional, que oferece o produto a preços subsidiados.
"A comissão irá a Brasília defender o setor do aço, mas em contrapartida tem que haver o compromisso de manter os postos de trabalho", enfatizou a deputada. "É uma questão de responsabilidade social de uma empresa que recebeu dinheiro do BNDES."
A parlamentar referia-se ao fato de que, em 2006, o Grupo Usiminas obteve R$ 900 milhões do BNDES, para apoiar investimentos em modernização tecnológica e proteção ambiental, tanto em Ipatinga como em Cubatão.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações