Longe do convencional, Mitiko Aragaki opera um mundo rico de cores, ação e fantasia


O ser humano busca construir o que é mais necessário para a sua existência, no sentido mais complexo da palavra. E, nisso, por uma necessidade mais íntima, o artista busca imagens, formas, composições que absorvem suas exigências inatas e constituem o desejo de criação.
O grau de sensibilidade na obra de Mitiko Aragaki é equivalente à complexidade do momento histórico e permite, a um feliz intérprete, exprimir a vida que advém do sentido plurimatérico da criação.
Longe do classicismo e do convencional, a artista opera um mundo rico de cores, de ação e de fantasia. Quando a luz atravessa a geografia das telas dessa pintora, ela conduz à descoberta de sutis elementos existenciais, em termos de êxtase.
Esses elementos não estão enclausurados na busca de um certo realismo, nem numa fórmula, quase sempre implícita, quando a articulação do traço apresenta instâncias eminentemente efusivas. A luz é, portanto, um nó infinito do qual se desprendem os raios das emoções e aquelas densidades idealísticas cuja espessura é a transparência.
Sobre um fundo nunca determinado, bem trabalhado, revolto e dinâmico, usando uma técnica mista bem aplicada, seu "tema" se abastece de profunda robustez, apresentando um domínio que transcende o emocional, justificando a intenção.
Trata-se da relação de uma análise unitária que registra sensações no contexto da obra, recuperações simbólicas de temas sublimando a própria vida, em vez da representação do seu drama. É de salientar, entretanto, que o fato poético supera em Mitiko Aragaki o abstracionismo espacial fundado sob a metamorfose da luz.
A obra Tsunami, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, revela uma força cromática que possui o mérito de fazer proliferar categorias de luz e de sonhos onde as experiências simbólicas da artista se tornam soluções fortemente envolventes.
A artista
Mitiko Aragaki nasceu em São Paulo, em 1940. Formou-se na Escola Paulista de Arte e, em literatura e artes plásticas, na Universidade de São Paulo. Estudou escultura com os artistas Calabrone e Santos Lopes, pintura clássica com Yuri Sergeev, história da arte com Alberto Beuttenmuller e pintura contemporânea com Angel San Martin e Rodrigues Coelho.
Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, entre elas: "Artistas Brasileiros", Holanda (1987); Espaço Cultural Imigrantes Japoneses, São Paulo; XVII Salão Bunkyo de Artes Plásticas e Espaço Cultural Sérgio Barcelos, São Paulo (1989); XXI Salão Bunkyo de Artes, São Paulo (1992); Expo Center Norte; Espaço Cultural Caixa Econômica Federal, São Paulo; Espaço Cultural Casper Líbero, São Paulo; III Salão Paraense de Arte Contemporânea, Belém, Pará; IV Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo, SP (1994); XXIII de Arte Contemporânea de Santo André, SP; Galeria Bureau D"Art Lygia Jafet, São Paulo (1995); Espaço Cultural Mário Pedrosa, São Paulo; Associação Cultural de Itapevi, SP (1996); Galeria Mali Villas-Bôas; Centro Cultural Tão Sigulda, São Paulo; 1º Salão Vinhedense de Arte Contemporânea, Vinhedo, SP; Galeria Miami Beach, Florida, EUA; Espaço Cultural Caixa Econômica Federal, Alphavile, SP (1997); Centro Cultural Tão Sigulda; Design Depot, São Paulo; Galeria Mali Villas-Bôas, São Paulo; 27º Salão de Artes Bunkyo, São Paulo; Galeria de Arte, Hannover, Alemanha; 2º Salão Nacional de Arte Contemporânea Brasileira, São Paulo; Galeria Canto das Artes, São Paulo (1998); 10º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, SP; Galeria de Arte Tabu, Torres Vedras, Lisboa, Portugal (1999); "500 Anos do Descobrimento", Lisboa, Portugal (2000); Casa da Fazenda do Morumbi, São Paulo (2000, 2002); Espaço Cultural Paineiras do Morumbi, São Paulo (2001); "Madonas", Galeria Banco de Arte, São Paulo; Arte Sacra, Central Plaza Shopings, São Paulo (2002); e "450 Anos de São Paulo", Salão Bunkyo, São Paulo (2004).
É membro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História e foi catalogada no livro Artes Plásticas Brasil, edições 1990, 1996 e 2001, de Júlio Louzada. Realizou viagens culturais ao Japão, Estados Unidos, Alemanha, Grécia e Egito.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações