CPI ouve representante de seguradora e leiloeiro
08/04/2009 22:13


.jpg)

.jpg)
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis práticas irregulares das operadoras de seguro deverá apresentar o subrelatório e o relatório final de seus trabalhos na próxima terça-feira, 14/4. Regimentalmente, as conclusões do relatório devem ser encaminhadas à Mesa Diretora, ao Ministério Público, à Procuradoria-Geral do Estado, à Defensoria Pública e ao Poder Executivo, ente outros órgãos públicos, para que sejam tomadas as providências judiciais e administrativas cabíveis.
Presidida pelo deputado Said Mourad (PSC), a reunião desta quarta-feira, 8/4, ouviu os depoimentos de Carlos Alberto Manfredini, advogado da Porto Seguro, e de Luiz Fernando de Abreu Sodré Santoro, leiloeiro oficial. O promotor de Justiça de Santos, que também constava da pauta da CPI, não compareceu devido a compromissos profissionais.
Com a presença dos deputados Fernando Capez (PSDB), Edson Giriboni (PV), Waldir Agnello (PTB), Milton Leite (DEM) e Cássio Navarro (PSDB), a reunião foi acompanhada pelos representantes do Ministério Público José Carlos Blatt, Luiz Henrique Cardoso e Heverton Luiz Zanella.
Manfredini, que esclareceu não advogar pela Porto Seguro desde 2004, disse à comissão ter participado da instalação de muitos inquéritos para a investigação de fraudes, dos quais 90% tiveram a denúncia recebida e diversos segurados foram condenados pelas fraudes cometidas. O advogado declarou saber da existência de empresas reguladoras de sinistros que investigam prováveis fraudes, dentre elas a Audiseg e a Costa Oeste, esta em Foz do Iguaçu. Entretanto, ele afirma desconhecer se essas empresas recebiam algum bônus a cada fraude levantada.
Waldir Agnello apresentou um requerimento de informações com o nome das empresas de regulação para que a resposta conste do relatório final da CPI.
27º Distrito Policial
O deputado Fernando Capez estranhou a existência de vários pedidos de abertura de inquérito no 27º DP da capital, independentemente de onde tenha acontecido o delito. Ele lembrou que o crime deve ser investigado pela delegacia responsável pela circunscrição onde ocorreu o roubo acontece.
Capez lembrou também que vários policiais do 27º DP estão envolvidos em questões tidas como delituosas em relação à apuração de fraudes contra as seguradoras. Estas fraudes envolvem veículos roubados que, após a apresentação da queixa, teriam sido vendidos no Paraguai, com documentos falsos.
O leiloeiro Luiz Fernando de Abreu Sodré Santoro informou que apenas 15% dos veículos leiloados por ele são provenientes de seguradoras. Explicou ainda que os automóveis passam por uma vistoria feita por sua equipe, mas que são as seguradoras é que têm os critérios que determinam se o veículo é salvado (vendido com documentos) ou se houve perda total e vai ser vendido como sucata.
Para Capez, o fato de a maioria dos veículos ser vendida com documentos, independentemente da extensão da perda, indica que prática visa "esquentar" veículos roubados ou suas partes, que são comercializadas no mercado alternativo.
A comissão solicitou ao leiloeiro a relação dos compradores de veículos sinistrados nos últimos dois anos, com a notificação de quais seguradoras os originaram. Santoro afirmou que não trabalha com veículos advindos das seguradoras Porto Seguro, Itaú e Mapfre, e que existem leiloeiros que trabalham exclusivamente com seguradoras, que não é o seu caso.
Durante a mesma reunião, foi indeferido o pedido de vista dos documentos feito pela Federação Nacional de Seguradoras com a justificativa de que as notas taquigrafadas das reuniões já foram enviadas a ela e os documentos não deveriam sair da comissão.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações