Parlamentar e prefeito cobram maior suprimento de energia para região de Santana de Parnaíba


11/06/2007 11:15

Compartilhar:

João Caramez: região Oeste tem condições de crescer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ SUPRIMENTO ENERGIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) e o prefeito de Santana de Parnaíba, Benedito Fernandes, coordenaram uma reunião com o vice-presidente coorporativo da AES Eletropaulo, RicardoGobbi Lima, no dia 5/6, ocasião em que solicitaram da concessionária o aumento do suprimento de energia nas cidades de Itapevi, Jandira e Parnaíba, mais especificamente no trecho da rodovia Castello Branco, que compreende os quilômetros 32 e 42, para atender as empresas desta área que sofrem com constantes quedas de energia.

Fernandes e Caramez reiteraram o fato de que o aumento do suprimento resolveria os problemas para as empresas tanto de Itapevi como de Jandira e Santana de Parnaíba. "Em uma única iniciativa, a companhia atende três municípios, já que os dez quilômetros da rodovia são ocupados por eles. Com mais empresas, teremos mais crescimento, mais empregos e uma região mais desenvolvida", resumiu o deputado.

Caramez afirmou que a Eletropaulo deve entender que a região Oeste é uma das poucas da Região Metropolitana que realmente tem condições de crescer, por causa da sua localização privilegiada e de grandes áreas disponíveis de zoneamento predominantemente industrial (ZUPI 1). "Por conta disso, queremos a garantia de energia adequada tanto para as empresas que já estão instaladas como para aquelas que têm interesse na instalação", declarou o parlamentar.

Participaram do encontro o presidente da Via Oeste, José Braz Cioffi, e o diretor geral de Produtos de Engenharia para a América Latina da Goodyear, Renaldo Calderini, ambos integrantes do Fórum de Desenvolvimento Econômico-Social da Região Metropolitana Oeste, além de outros representantes da AES, como Max Xavier Lins, diretor de Gestão de Clientes Coorporativos e José Raimundo da Silva, diretor da Unidade Oeste. O secretário de Obras de Parnaíba, Roberto Xavier, também acompanhou a reunião.

Segundo Calderini, os problemas de energia daquela área são tão grandes que apenas uma de suas unidades, instalada no km 41, funciona com o suprimento normal da AES. A outra necessita de geradores. "A situação tem ficado muito difícil porque temos planos de trazer para a região mais duas fábricas, mas, se o problema de energia persistir, teremos que rever nossos projetos", explicou o diretor da Goodyear, segundo o qual, "a região é ótima, mas sofre com problemas de energia".

O presidente da ViaOeste também se colocou à disposição da Eletropaulo para o que for necessário. "Queremos ser parceiros desse desenvolvimento, porque uma região mais forte é do interesse de todos nós", afirmou Cioffi.

Garantia

O vice-presidente da AES Eletropaulo afirmou que o pedido era legítimo e confirmou que medidas imediatas serão tomadas para que o suprimento atual seja melhorado. Lima também garantiu que a empresa irá realizar estudos para planejar o aumento da rede de energia para atender tanto as empresas já instaladas como uma nova demanda. "Entendemos o potencial de crescimento da região, e nossa companhia tem total interesse em participar ativamente desse desenvolvimento", ele explicou.

Entre as medidas citadas, em curto prazo, os representantes da AES colocarão em prática um plano de manutenção e monitoramento, que contempla a reforma e substituição de trechos das redes atuais por redes compactas e poda das árvores, que interferem na transmissão da energia. Em médio prazo, a companhia prometeu estudar a instalação de uma nova subestação que garanta o aumento do suprimento de energia, a fim de resolver definitivamente o problema enfrentado pelas empresas da região.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp