O ser humano usa diferentes meios para se exprimir e se comunicar. Podemos dizer que a pintura é um dos mais eficientes meios para expressar o próprio pensamento e as próprias idéias. O principal interesse da pintora Lucia Yamashita é exatamente o de comunicar. De fato, sua pintura a pastel fala profundamente a quem a vê. Nela nota-se uma profunda busca do ser humano na sua gama de múltiplas expressões psicológicas e naturais.A artista é constante também na busca do "belo" que ressalta e dá vida a toda manifestação artística. Ela trabalha com constância e firmeza na representação de personagens da vida cotidiana, nos quais consegue exprimir as ansiedades e as alegrias do dia-a-dia.Harmonia e graça são as notas predominantes em seus quadros marcados por fortes cores a pastel. Suas obras deixam transparecer toda uma pessoal veia criativa juntamente com sua fantástica visão, onde cromatismo e arte se fundem. Trata-se de uma pintura de ação que transmite um sentimento de esperança e exprime uma direta participação de seu interior. O cromatismo de Lucia Yamashita está presente, às vezes com uma certa veemência e ímpeto, embora sem teatralidade, mas resulta englobado numa lógica coesão com o sentido restrito da pintura. Nas obras "Vendedora de bananas" e "Fé" doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, a artista cria uma pintura a pastel, de coerente figuração, segura e bem calibrada, conduzida com pulso firme, com clareza de conceitos, mas especialmente de sentimentos reveladores de sua sensibilidade emotiva.A ArtistaLucia Yamashita, pseudônimo artístico de Lucia Eko Suzuki Yamashita, nasceu em 1950 na cidade de São Paulo. Cursou fotografia e desenho de moda no Senac de São Paulo em 1978.Inicialmente autodidata, desde 2003 frequenta o atelier de Mauricio Takiguthi no aperfeiçoamento de pintura a pastel e óleo sobre tela. Em reconhecimento por seus trabalhos recebeu inúmeros prêmios, menções honrosas, medalhas de prata e de bronze da Associação Paulista de Belas Artes.Participou das seguintes exposições: IV Salão de Artes Plásticas de Pintura de São Carlos (2001); II Salão Barbarense de Artes Plásticas (2002); 19° Salão de Abril de Belas Artes de Franca, SP; - XVIII Salão de Artes Plásticas de Arceburgo, MG; XI Salão de Inverno de Artes Plásticas de Mairiporã, SP; VII Salão de Paisagem Brasileira, SP; I Congresso Internacional de Aquarela, Faculdade de Artes Santa Marcelina, SP; Salão Moderno de Jaú, SP (2003); Salão de Natureza Morta; IV Salão de Modelo Vivo; 62° Salão Livre e VII Salão de Aquarela, todos da Associação Paulista de Belas Artes, SP (2004).