Estação Experimental da USP, em Jaú, desenvolverá pesquisa de fontes renováveis


23/03/2010 19:19

Compartilhar:

Cerimônia de assinatura do decreto que cria a Estação Experimental de Agropecuária da Universidade de São Paulo (USP) no município de Jaú<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CONVENIOJAUMAC 18.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> (Ao centro) Barros Munhoz e José Serra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CONVENIOJAUMAC 17.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Serra (esq)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CONVENIOJAUMAC 23.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A USP também passa a fazer parte da Universidade Virtual do Estado de São Paulo



A Estação Experimental de Agropecuária da Universidade de São Paulo, que será instalada no município de Jaú, foi oficializada nesta terça-feira, 23/3, no Palácio dos Bandeirantes. A unidade será instalada em área de 72 mil m² doada pela família Camargo Corrêa, que comportará o campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), vinculada à USP. A assinatura do decreto de criação pelo governador José Serra teve como convidados o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, os secretários da Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho, do Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt, e o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho. Também participaram o deputado Pedro Tobias (PSDB), o reitor da USP, João Grandino Rodas, o prefeito de Jaú, Osvaldo Francesqui Junior, e autoridades da região.

A estação experimental, que integrará a Rede de Bionergia da USP, realiza pesquisas para a aplicação, produção e uso de energia a partir de fontes renováveis, e seus resultados, segundo o presidente da Assembleia, podem assegurar a liderança do Brasil nesse quesito.

Barros Munhoz lembrou também que Sebastião Camargo foi o patrono da primeira geração da família Camargo Corrêa a se fixar em Jaú, e que a instalação da unidade representa a coroação das ações de desenvolvimento promovidas pela família na região. Munhoz disse ainda que "a estação experimental permitirá o desenvolvimento da bioenergia, que é o caminho mais rápido para o progresso de nosso país".

"A parceria entre a cidade e a USP, que representa a excelência no ensino, tornará Jaú uma referência em educação", declarou Renata Camargo Nascimento, da família Camargo Corrêa. Ela ainda lembrou que parte do terreno doado integrava a antiga Companhia Jahuense de Fiação S.A., fundada no município por sua família.

Na mesma solenidade, foi assinada autorização para convênios de cursos de licenciatura em ciências e de especialização em ética, valores e saúde na escola que, segundo o governador José Serra, "permitirá que estudantes sigam cursos à distância, ampliando o número de graduados na disciplina de educação, renovando assim o plantel para o ensino". Os convênios simbolizam a entrada oficial da USP na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Serra enfatizou ainda que o curso possibilitará a ampliação do número de estudantes universitários, sendo que, além do ensino à distância, também contarão com monitoramento, classes assistidas, orientação, enfim, tudo o que integra um curso presencial.

alesp

Av. Pedro Alvares Cabral, 201 São Paulo · CEP 04097-900 · PABX 3886-6000