Promulgada lei que cria o Dia do Círculo de Oração no Estado


09/02/2004 18:08

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Marcelo Bueno

Durante audiência no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin promulgou, no último dia 6/2, a lei 254/2003, de autoria do deputado estadual Marcelo Bueno (PTB), que cria o Dia do Círculo de Oração em todo o Estado. Além de Alckmin e do parlamentar, estiveram presentes no evento as principais lideranças da igreja Assembléia de Deus e dezenas de missionárias líderes dos cultos que concretizam o Círculo de Oração.

"Quero expressar a minha alegria em promulgar essa lei, criando uma importante data, que é o Dia do Círculo de Oração", disse o governador em seu discurso. "Devemos orar por todos os homens, incluindo as autoridades governamentais, porque esses são homens frágeis e seus erros e enganos têm conseqüências mais graves". Geraldo Alckmin também leu alguns trechos da bíblia, lembrando que o livro estimula a prática da oração.

O projeto de lei que criou o Dia do Círculo de Oração foi aprovado em outubro do ano passado na Assembléia Legislativa paulista, sendo que, em outubro, parlamentares, pastores e missionários da Assembléia de Deus lotaram o plenário Juscelino Kubitschek durante a realização de uma sessão solene do culto.

Segundo o deputado Marcelo Bueno, a existência de um dia dedicado inteiramente ao Círculo de Oração tem o objetivo de reunir cada vez mais fiéis em torno das orações que levem os homens à paz, além de propiciar às missionárias que realizam os trabalhos de assistencialismo em prol de comunidades carentes atendimento a um número maior de beneficiados. "Existem hoje, somente no Estado de São Paulo, 4,5 milhões de participantes do Círculo de Oração, sendo que cerca de 3 milhões são do sexo feminino. As missionárias líderes são responsáveis pela arrecadação de dezenas de toneladas de alimentos e realização de bazares, por exemplo".

Em seu discurso durante a audiência, Marcelo Bueno não deixou de agradecer ao governador pela promulgação da lei e por sua atuação à frente do Estado de São Paulo.

O pastor Sebastião dos Santos Pereira, vice-presidente das igrejas da Assembléia de Deus, também discursou, ressaltando o compromisso dos fiéis em orar pelas autoridades governamentais. "Se todos rezarem juntos para que os governantes tenham discernimento entre o bem e o mal estaremos mais perto da paz".

Mês de maio

O Dia do Círculo de Oração será comemorado todos os anos em maio, na terça-feira logo após o Dia das Mães. "A data foi escolhida para homenagear as mulheres que tanto se dedicam à comunidade carente", informou Marcelo Bueno.

O Círculo é realizado durante a semana nas igrejas, sendo que os participantes atendem a pedidos de oração pelos mais diversos motivos: problemas conjugais, familiares e drogas entre outros.

A coordenadora dos Ciclos de Oração, Maria José Moreira, disse que o Dia do Círculo é esperado pelos evangélicos há muito tempo. "Agora podemos nos reunir em um único local para uma grande festa." Ela adiantou que o primeiro grande evento será realizado em Santos, no próximo dia 11 de maio. Maria José informou ainda que somente na Baixada Santista são arrecadadas 40 toneladas de alimentos por mês. Para o pastor Carlos Roberto Silva, vice-presidente da Executiva da Convenção dos Ministros da Assembléia de Deus no Estado a promulgação da lei contribuirá para a perpetuação dos cultos. "O círculo existe há mais de 60 anos e já faz parte da história do Estado".

Vereador no município de Peruíbe, Cícero da Silva disse que as senhoras que participam do Círculo de Oração são abençoadas e que espera que mais pessoas juntem-se a elas.

mbueno@al.sp.gov.br

Notícias mais lidas

alesp