Especialistas debatem Protocolo de Kyoto e Mercado de Carbono

Por iniciativa da Liderança do Partido Verde, especialistas em meio ambiente participaram nesta terça-feira, 29/3, na Assembléia Legislativa, do seminário sobre o Protocolo de Kyoto, com enfoque para a necessidade de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e a formação do Mercado de Carbono, temas da maior relevância no cenário mundial e pouco discutidos pela sociedade civil, que ainda tem inúmeras dúvidas sobre o assunto.
Ao abrir o evento o deputado Giba Marson, líder do PV na Assembléia, destacou que as mudanças climáticas ocorridas, em função do efeito estufa, provocaram danos irreversíveis ao meio ambiente. Em razão disso, é imprescindível a discussão ampla sobre os acordos internacionais, dos quais o Brasil faz parte, e que buscam minimizar o problema.
O gerente da Divisão de Questões Globais da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), João Wagner Alves, fez uma explanação sobre o processo de mudança climática no planeta e explicou que 75% da emissão de poluentes no Brasil têm origem no desmatamento. Já no Estado de São Paulo, a emissão de gases na atmosfera se dá a partir de outras fontes e ele propõe a realização de um inventário detalhado do problema.
O engenheiro Ricardo Esparta, presidente da Ecoinvest, empresa especializada em projetos ambientais, falou sobre o Mercado de Carbono e a certificação de projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Esparta criticou os procedimentos burocráticos adotados pelo Governo brasileiro que, "além de aumentarem o custo dos projetos, restringem a competitividade". Esparta defende uma forma mais simplificada para o processo de avaliação e certificação dos projetos de compensação ambiental, com base no Mercado de Carbono.
Ações locais
Os aspectos jurídicos da implementação do Protocolo de Kyoto no Brasil, e a viabilização do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, foram debatidos pelos advogados ambientalistas Fernando Tabet e Flávia Frangetto. Os dois explicaram os instrumentos do direito internacional que tratam destes assuntos e destacaram a importância da participação dos municípios em ações locais e coletivas para contribuir com o combate ao aquecimento global.
O especialista em mercado de capitais do Unibanco, Hugo Assunção, falou sobre a negociação dos créditos de carbono no mercado de capitais e sobre o financiamento de projetos ambientais no país.
Também participaram do seminário os deputados Ricardo Castilho, 3º secretário da Mesa Diretora, Padre Afonso Lobato e Tiãozinho da Farmácia, todos do Partido Verde, além de ambientalistas, representantes de órgãos públicos, professores e estudantes de cursos de gestão ambiental.
Representando o Partido Verde de Valinhos, Wolfgang Krause e Theodor Knoch defenderam uma participação maior de outros setores da economia, como a agricultura, que é diretamente atingida pelas alterações climáticas e pelas agressões causadas pela poluição.
Ao encerrar o evento, o deputado Giba Marson declarou que o assunto não se esgota em uma única discussão e destacou que São Paulo precisa elaborar urgentemente uma política estadual para acompanhar os efeitos da mudança climática e suas conseqüências sobre o meio ambiente.
Nesse sentido, já a partir de abril, o parlamentar deve iniciar uma série de encontros entre especialistas, o poder público e a sociedade civil para discutir o assunto no âmbito do Legislativo Paulista.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações