Convênio para a construção do Hospital da Criança em Rio Preto


03/09/2007 15:23

Compartilhar:

Presidente Vaz de Lima, Ana Luiza Almeida - diretora do H. de Base de R. Preto e governador Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRES RIO PRETO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maquete do Hospital da Criança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/maquete.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em visita a São José do Rio Preto, o governador José Serra assinou na última sexta-feira, 31/8, convênio com a Fundação Faculdade de Medicina (Funfarme) para a construção do Hospital da Criança, obra que terá 200 leitos, sendo 53 de UTI, e cujo valor está estimado em R$ 30 milhões. O governo do Estado já liberou 25% dos recursos e as obras devem começar esta semana numa área de 17 mil m². A previsão é que o HC seja inaugurado em 2009.

A cerimônia de assinatura do convênio foi prestigiada pelo presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, pelos deputados estaduais Rodrigo Garcia (DEM) e Valdomiro Lopes (PSB), e pelo deputado federal João Dado. Estiveram presentes, ainda, Aloysio Nunes Ferreira, secretário da Casa Civil, Dilma Seli Pena, secretária estadual de Saneamento e Energia, e prefeitos de 26 cidades da região de Rio Preto.

A diretora-executiva do Hospital de Base de Rio Preto, Ana Luiza Almeida Arnaldo Silva Rodriguez, lembrou durante o seu discurso dos 13 anos de mobilização da sociedade rio-pretense para a construção do HC, "um sonho que hoje se tornou realidade, graças ao empenho do deputado Vaz de Lima, que acreditou na idéia, e graças à postura de estadista do governador Serra, que está investindo na saúde da criança".

O presidente da Assembléia Legislativa enfatizou o papel decisivo exercido pela comunidade na conquista do HC, bem como a "vontade política do governador em investir no futuro, em tornar realidade esse sonho, que é de todos: a medicina e a saúde em Rio Preto vão continuar sendo referência na região e nos estados vizinhos".

Em sua fala, José Serra lembrou que o HC será referência para mais de 100 municípios e que o hospital materno-infantil de Rio Preto insere-se na política atual de descentralização, "onde a saúde de qualidade deve chegar perto das pessoas em todo o Estado".

Serra criticou o governo federal que, segundo ele, "não vem cumprindo suas responsabilidades constitucionais com a saúde".

vlima@al.sp.gov.br

alesp