Agricultura orgânica é sinônimo de saúde
Recentemente, o Jornal Nacional, programa noticioso de maior audiência da televisão brasileira, exibiu uma reportagem sobre os riscos dos agrotóxicos para a saúde da população. Utilizados em larga escala no controle de pragas nas principais culturas agrícolas do país, tais produtos químicos provocam danos, não-somente aos seres humanos, mas também ao meio-ambiente.
Felizmente, o Brasil intensifica a cada dia o uso do sistema orgânico de produção, tanto na agricultura quanto na pecuária. Atualmente, o comércio destes produtos representa um faturamento de cerca de 120 milhões de dólares em exportações e 20 milhões no mercado interno.
A comercialização dos produtos orgânicos no Brasil é feita através de grandes redes de supermercados e feiras livres e os principais mercados importadores são a Europa, Japão e Estados Unidos. Hoje existe uma preocupação mundial em relação aos prejuízos que o consumo de alimentos alterados e tratados quimicamente podem trazer à saúde. E é justamente por meio desta conscientização que o Brasil pretende não só aumentar a produção orgânica nos próximos anos, como também intensificar suas relações com o mercado internacional.
No Estado de São Paulo, o desenvolvimento desta modalidade de produção agropecuária vem se destacando. Entretanto, os custos do sistema orgânico são mais elevados dos que o convencional, seja no emprego de mão-de-obra ou pelo método de adubação orgânica - que tem custo de fabricação mais alto que o químico.
Para tentar mudar essa realidade, apresentei na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei número 116/2002, que autoriza o Poder Executivo a instituir o "Programa de Incentivo ao Sistema Orgânico de Produção Agropecuária e Industrial". Já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, e com parecer favorável do relator da Comissão de Agricultura e Pecuária, o projeto ainda terá de passar pela Comissão de Finanças e Orçamento para então ser submetido ao Plenário desta Casa de Leis. Acredito que, mantendo o ritmo atual de tramitação, deverá ser votado e aprovado em poucos meses.
Pelo texto do projeto, considera-se sistema orgânico de produção todo aquele em que se adotem tecnologias que otimizem o uso de recursos naturais e sócio-econômicos, respeitando a integridade cultural e tendo por objetivo a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do produtor e do meio ambiente. Além disso, deve promover a auto-sustentação no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energias não renováveis e a eliminação do emprego de agrotóxicos, organismos geneticamente modificados - OGM/transgênicos, ou radiações ionizantes em qualquer fase do processo de produção, armazenamento e de consumo.
Poderão se candidatar a receber os benefícios da lei os produtores que comprovem, através de documentação legal, estarem sob a certificação e controle de qualidade orgânica realizados por instituições certificadoras credenciadas nacionalmente pelo Órgão Colegiado Nacional, estabelecido por norma específica do Ministério da Agricultura e Abastecimento. Os produtores que cumprirem os requisitos exigidos por essa lei receberão incentivos fiscais e serão priorizados na obtenção de créditos agrícolas administrados por instituições estaduais.
Entendo que, assim, poderemos ampliar significativamente a oferta de produtos orgânicos, proporcionando à nossa população uma alimentação nutritiva e saudável.
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- 'Dia da Vitória' e os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial são celebrados na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações