Museu de Arte

O volume na escultura de Cris Bussab ocupa uma posição de preeminência e de vitalidade
Evitando as sugestões exteriores dos modismos, as tentações em direção a aventuras que não lhe são congênitas, Cris Bussab se empenha em fazer da escultura um organismo potenciado pela participação humana.
O figurativismo permanece, entretanto, a matriz insubstituível da linguagem plástica dessa escultora. Os resultados de sua pesquisa são pontualmente consequência da coerência de sua maneira de agir.
Encontramo-nos frente a uma artista que, mesmo aceitando os limites formais da natureza humana como ponto de partida, traduz os dados captados externamente e os concretiza em formas vitais ligadas à sua elaboração pessoal da forma. Afastando-se do ideal de beleza dos clássicos, Cris Bussab o substitui pelo da vitalidade.
O volume ocupa uma posição de preeminência. A exemplo dos artistas respeitosos da tradição, a escultora molda suas figuras até definir o fato plástico, num sistema de volumes diversamente articulados nas suas relações espaciais e vinculados pela continuidade da superfície, diferenciada por uma rusticidade pronta a acolher o fluir da luz.
Na escultura em bronze intitulada "Nu", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a plasticidade da forma realiza sua continuidade no espaço, evidenciando um duplo papel vital, seja nos plenos, seja nos vazios.
A Artista
Cris Bussab, pseudônimo artístico de Maria Cristina Maluf Bussab, nasceu em São Paulo, em 1950. Formou-se em psicologia e pedagogia e frequentou cursos na Escola Panamericana de Arte e com a artista Odete Eid. Tem se dedicado tanto à pintura a óleo e acrílico quanto à escultura em bronze e alumínio.
Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas na Olaria Oficina de Arte, Centro Cultural Pal, Vinhedo, SP (1992); Espaço Cultural do Clube Atlético Monte Líbano, São Paulo, SP (2003/2005); Interclubes, Associação Comercial do Estado de São Paulo, e Evolution, Espaço Cultural do Hospital Sírio Libanês, São Paulo, SP (2005); Academia Latino-Americana de Arte, Memorial da América Latina, São Paulo, SP (2005/2006); Homenagem aos 125 Anos da Imigração Libanesa no Brasil, Espaço Cultural Caixa Econômica Federal e Clube Atlético Monte Líbano, São Paulo, SP (2005/2006); Primeira Mostra Nacional de Artes Plásticas, Forte de Copacabana, Rio de Janeiro, RJ; e Espaço Cultural V Centenário na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, SP (2007).
Possui obras em diversas coleções particulares no exterior, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
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