Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - O gesto pictórico de Walmir Binhotti: uma ponte entre o singular e o real

.jpg)
A nossa visão cientifica da vida ainda está no estado de magia e de exorcismo enquanto que as possibilidades da mente humana são ainda românticas e ideais. Portanto uma recordação, uma fé constituem o antídoto à rudez da verdade.
Para Walmir Binhotti, pintar é um jogo fascinante e, ao mesmo tempo, alucinante. Trata-se, pois, do próprio jogo da vida sempre em equilíbrio entre o hoje e o amanhã e particularmente para o artista, entre o hoje e o ontem.
Umas das qualidades de sua pintura é envolver o espectador na simplicidade de sua visão, longe de efeitos fáceis e superficiais. Seu cromatismo e sua técnica estão longe de qualquer suspeita de improvisação.
No caso da obra "Uma rosa para a mulher ideal", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o seu discurso pictórico oscila entre a doçura do gesto e a recordação de um passado idealizado, embora projetando uma ponte entre o singular e o real.
O artista
Walmir Binhotti nasceu em Florianópolis, tendo se transferido aos seis anos de idade com a família para Itajaí onde reside desde 1976. Aos 13 começou a interessar-se pela pintura, arte a qual se dedica desde então.
Realizou exposições individuais no Espaço Cultural do Itajaí Shopping em Itajaí, SC (2005); Galeria de Artes de Itajaí, SC (2006); Espaço Cultural CIC, Florianópolis, SC (2007); MASAC " Museu de Arte Sacra, Curitiba, PR (2007); Galeria de Artes de Campos Novos SC, (2007);Espaço Cultural Angeloni, Itajaí, SC (2008); Espaço Empório Pezzini, Itajaí, SC (2009).
Realizou pintura artística para Oktoberfest no ano 2000 para o empresário Nerino Furlan em Blumenau e pintou cenários para espetáculos de Beto Carrero, em São Paulo (2001).
O artista tem se dedicado muito à arte sacra pintando a parede do altar da igreja Sagrado Coração de Jesus em Itapema, SC (1998); Via Sacra no teto da igreja Sagrado Coração de Jesus em Itapema, SC (2003); altar da igreja matriz de São Pedro em Pinheiro Preto, SC (2004); painéis em azulejos para a Igreja Matriz São Jorge em São Jorge d"Oeste, PR (2004/2005); parede do altar do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Novos, SC (2005); "Via Sacra" no Santuário Nossa Senhora Aparecida em Campos Novos, SC (2006); Altar da igreja Matriz de Santo Antônio em Itapema, SC (2007); paredes e teto da Igreja Matriz de São João Batista em Campos Novos, SC (2007/2008); painel em azulejo para o altar da capela Santo Isidoro em Pinheiro Preto, SC (2008).
Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais em Santa Catarina, Paraná e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações