Relações do Trabalho discute demissões da AES Eletropaulo


Por solicitação do deputado Olimpio Gomes (PV), a Comissão de Relações do Trabalho realizou nesta quinta-feira, 16/4, audiência pública para tratar das 50 demissões ocorridas na Eletropaulo no início do mês. Devido à ausência de quórum regimental, a audiência ocorreu em caráter informal.
O presidente da comissão, Hamilton Pereira (PT), lamentou as ausências dos secretários de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, e de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, bem como dos diretores da Eletropaulo. Os convidados enviaram à comissão documentos justificando suas ausências. Os três alegaram ter compromissos previamente agendados.
Em sua justificativa, o diretor vice-presidente de assuntos legais da Eletropaulo, Pedro de Freitas, declarou que 47 trabalhadores foram desligados, em 3/4, por motivo de renovação do quadro de funcionários. Segundo ele, as demissões representam 1,1% do quadro total de trabalhadores, que é de 4.224 profissionais. Ainda conforme Pedro de Freitas, a Eletropaulo teria contratado no início do ano 142 profissionais, devendo ampliar esse quadro, preenchendo mais 137 vagas até o final do ano. Para a empresa, as demissões foram realizadas de forma regular.
Representante da AES Eletropaulo explica demissões na empresa
No mesmo dia e horário da audiência na Assembleia, representantes sindicais da categoria participavam de uma audiência conciliatória com a Eletropaulo no Tribunal Regional do Trabalho. Caso não haja acordo, os servidores decidirão, em assembléia a ser realizada às 18h30 desta quinta-feira, se farão greve por 24 horas, prevista para iniciar à meia noite de sexta-feira, 17.
Demissões são questionáveis
Para Olimpio Gomes, o processo de demissões da AES Eletropaulo é injustificável. "Ainda mais em um momento onde todos os esforços se concentram na geração de emprego", disse. O parlamentar lembra que a empresa é concessionária de serviço público e, portanto, deve prestar esclarecimentos à população. "Devemos insistir em um posicionamento mais firme", enfatizou o parlamentar que considerou a ausência de representantes da empresa um desrespeito à Assembleia Legislativa. "Covardemente, a empresa esperou encerrar o prazo do acordo com os sindicatos, que foi em 31/3, para demitir funcionários. A situação é emergencial", alertou o deputado.
Irresponsável e desumana
De acordo com os representantes sindicais da categoria, Washington Aparecido dos Santos, do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Robson Silva, da Federação Nacional dos Trabalhadores de Energia, Água e Meio Ambiente (Fenatema), Sérgio Canuto e Euclides da Silva, a Eletropaulo trata seus funcionários de forma irresponsável, desumana e vexatória.
Os sindicalistas alegam exploração de mão de obra terceirizada e coação para que os funcionários participem dos programas de demissão. Segundo Sérgio Canuto, foram demitidos funcionários que sofreram algum tipo de acidente de trabalho. "Nos últimos três anos, a Eletropaulo demitiu cerca de 700 trabalhadores. Quando acabar o prazo da concessão, o que eles vão entregar? Só o bagaço", alertou Canuto.
Comissão de representação
O deputado Mauro Bragato (PSDB) sugeriu que seja criada uma comissão parlamentar de representação para tratar com a agência reguladora do setor energético as questões dos funcionários do setor eletricitário.
Hamilton Pereira declarou que todas as providências cabíveis serão tomadas e todas as autoridades ligadas ao tema serão informadas sobre a audiência ocorrida nesta quinta-feira.
Moções
Antes da audiência pública, os deputados da comissão aprovaram as seguintes moções: 18/2008, 26/2008, 30/2008, 51/2008, 72/2008, 75/2008, 77/2008, 80/2008, 96/2008 e 102/2008. Para a reunião da comissão estiveram presentes os deputados Milton Flávio, Mauro Bragato, ambos do PSDB, Baleia Rossi (PMDB), Marcos Martins (PT), José Bittencourt (PDT) e Olimpio Gomes (PV).
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações