Deputado adota campanha pela redução do uso das sacolas plásticas


15/08/2007 12:49

Compartilhar:

Deputado João Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOAO BARBOSA SACOLA PLASTICA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A campanha do governo do Estado e da prefeitura de São Paulo pela redução do uso das sacolas plásticas recebeu o apoio do Legislativo Paulista com a iniciativa do deputado João Barbosa (DEM), que apresentou a Indicação 641/2007, ao governador do Estado, em abril deste ano.

Através da indicação, Barbosa aponta a redução do uso das sacolas como medida de proteção ambiental, além de sugerir a elaboração de estudos e a adoção de providências para incentivar a fabricação, o comércio e o uso de sacos de lixo e embalagens não poluentes e degradáveis.

Segundo Barbosa, o Brasil recicla 17% dos plásticos pós-consumo, índice que já ultrapassou os de Portugal e Grécia. O deputado alertou para o fato de que centenas de milhões de sacos plásticos, de gramaturas diversas e produzidos com material não degradável, são lançados na natureza, poluindo cursos d"água, bueiros, terrenos baldios, além de prejudicar os aterros sanitários, onde se misturam com lixo orgânico. Ele defende também a adoção de uma política de resíduos sólidos, lembrando que atualmente "o lixo não é mais lixo" e que "há muito o que fazer com os detritos urbanos" e assegura que "as prefeituras gastariam muito menos com os aterros sanitários, já que as empresas fabricantes administrariam o tratamento de detritos".

Ao apresentar a indicação, o parlamentar defendeu a utilização de sacos e demais recipientes plásticos degradáveis "como medida de extrema necessidade para a preservação do meio ambiente".

joaobarbosa@al.sp.gov.br

alesp