20 anos da Constituinte Estadual de 1989 - Composição da Constituinte Paulista


11/09/2009 18:40

Compartilhar:

Em 1989 Ayrton Senna envolveu-se num acidente com Alain Prost, em Suzuka, no Japão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/sennaC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ayrton Senna <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/sennaA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As eleições para a escolha dos parlamentares que participaram da Assembleia Constituinte Estadual ocorreu em 15 de novembro de 1986. Os deputados eleitos acumularam a função de elaborar a Constituição Estadual aos trabalhos legislativos regulares da 11º Legislatura (1987/1991).

Os 84 deputados eleitos representavam diferentes segmentos sociais com origem em todas as regiões do Estado. Os advogados continuaram a ser maioria, mas havia empresários, economistas, administradores, médicos, sociólogos, funcionários públicos, operários, policiais e outros. Estavam presentes deputados com origem nas principais correntes étnicas que formam a população de São Paulo: portuguesa, italiana, africana, alemã, espanhola, japonesa, árabe e judaica.

Oito partidos elegeram representantes para a Constituinte Paulista. Até a promulgação da carta, em 5 de abril de 1989, um parlamentar filiou-se no PRN e outro no PDC. Em 1988 foi criado o PSDB, para onde migraram 12 deputados eleitos Constituintes.



Líderes partidários



Os partidos representados à Constituinte tiveram os seguintes líderes: PDC " Osvaldo Bettio; PDS " Mauríco Najar, depois Marcelino Romano Machado; PDT " Hilkias de Oliveira, depois Antônio Calixto; PFL " Nabi Abi Chedid, depois Waldemar Corauci Sobrinho; PL " Eduardo Bittencourt; PMDB " Aloysio Nunes Ferreira Filho; PRN " Néfi Tales; PSDB " Vanderlei Macris; PT " Clara Levi Ant; PTB " Barros Munhoz, depois Fernando Silveira.

Ao longo dos trabalhos constituintes, os deputados assumiram diferentes cargos nas comissões e na Mesa Diretora, o que originou a alternância verificada em várias lideranças partidárias.

*Carlos Alberto Ungaretti Dias é historiador, doutor pela USP e diretor da Divisão de Acervo Histórico da Assembleia Legislativa.



Assembleia Constituinte Pluripartidária



Número de cadeiras.........................................................84



PMDB " Partido do Movimento Democrático Brasileiro........23



PTB " Partido Trabalhista Brasileiro.................................13



PFL " Partido da Frente Liberal.........................................12



PSDB " Partido da Social Democracia Brasileira.............12



PT " Partido dos Trabalhadores.......................................10



PDS " Partido Democrático Social.....................................9



PDT " Partido Democrático Trabalhista.............................2



PL " Partido Liberal.............................................................1



PRN " Partido da Reconstrução Nacional.........................1



PDC " Partido Democrático Cristão...................................1







Você se lembra de 1989?



Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1



No final de 1989 a prefeitura do Rio de Janeiro não teve verba para manter o evento e a prefeita de São Paulo na época, Luiza Erundina, e o então presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Piero Gancia, uniram esforços e trouxeram o GP do Brasil de volta para a cidade. O autódromo de Interlagos passou por uma série de reformas, com construção de novos boxes e torre de controle, e o percurso foi encurtado para 4.325 km, de acordo com a tendência atual de circuitos com no máximo 4.500m de extensão.

A reinauguração aconteceu no dia 23 de março de 1990. A corrida foi vencida pelo francês Alain Prost, com o austríaco Gethard Berger em segundo lugar e o brasileiro Ayrton Senna em terceiro.

alesp