Secretário da Cultura pede apoio da Assembléia Legislativa para incentivar a leitura

O Legislativo Paulista deverá brevemente sediar evento para marcar o Dia Estadual da Leitura
20/08/2007 18:56

Compartilhar:

Vaz de Lima e João Sayad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SECRET CULTURA 659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carla Almeida, Vaz de Lima, João Sayad e Arnaldo Gobetti Jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SECRET CULTURA  GERAL 658MARCO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Vaz de Lima e secretário João Sayad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SECRET CULTURA 669.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário estadual da Cultura, João Sayad, esteve nesta segunda-feira, 20/8, na Assembléia Legislativa, para solicitar ao presidente Vaz de Lima apoio a evento que a secretaria pretende realizar no próximo dia 14/9, Dia Estadual da Leitura.

Segundo Sayad, é uma tarefa muito difícil incentivar a população a ler livros. "O evento contará com uma série de conferências para discutir os programas que a secretaria vai desenvolver para estimular a leitura no Estado."

Sayad informou que o Estado conta com mais de 600 bibliotecas, praticamente uma por município. "Há estrutura, mas os livros não são lidos, pois eles precisam estar dispostos de forma mais atraente, como acontece em uma livraria", disse Sayad, lembrando que é preciso dessacralizar o livro, trazendo as bibliotecas para perto de componentes atrativos como lan houses, teatros e cinemas. Para ele, o livro tem que estar à mão e disposto em estantes de forma mais comercial, ao invés do tradicional método usado atualmente pelos bibliotecários.

Vaz de Lima disse que a Assembléia vai contribuir para difundir o hábito da leitura. "A Mesa Diretora dará total apoio à iniciativa da secretaria, uma vez que educação e cultura são fundamentais para construir um país mais ágil."

alesp