Dia da Policial Militar Feminina é lembrado em sessão solene na Assembleia



O apoio ao projeto que unifica os quadros feminino e masculino da Polícia Militar de São Paulo foi um dos temas destacados na sessão solene realizada nesta segunda-feira, 16/5, com a finalidade de comemorar o Dia do Policial Militar Feminina, transcorrido em 12/5.
"A unificação permitirá agilidade na promoção dos policiais femininos", observou o presidente da sessão, deputado Fernando Capez (PSDB), autor do pedido da sessão solene. O Projeto de Lei Complementar 34/2011, que extingue o quadro feminino e propõe quadro único na PM, está em tramitação na Assembleia Legislativa e é de autoria do Poder Executivo.
Os participantes da sessão também abordaram a Proposta de Emenda à Constituição 3/2009, de autoria de Capez, que prevê a passagem para a inatividade dos policiais femininos após 25 anos de serviço. "A Constituição garante isonomia formal, mas às vezes é preciso criar alguma diferença para manter essa igualdade", disse o deputado, ao lembrar que a policial cumpre dupla, e às vezes, até tripla jornada em sua vida profissional e familiar.
A unificação de quadros e a redução do tempo para a passagem à inatividade das mulheres na PM " esta já em prática em Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais " receberam o apoio dos deputados Olimpio Gomes (PDT) e Itamar Borges (PMDB), que também participaram da sessão.
Na cerimônia, foram entregues placas de homenagem às seguintes PMs: coronel Fátima Ramos Dutra, 1º tenente Michele César, 2º tenente Laís Elena de Andrade Fregonezi, cabo Maria da Conceição Souza Silva Vieira e soldado Rosângela Andrade. Também receberam placas o comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, e o ex-deputado Wilson de Oliveira Morais (Cabo Wilson), que durante seu mandato apresentou o projeto que originou a lei que criou o Dia do Policial Feminino.
"A mulher agrega valor ao serviço policial", destacou Camilo. Ele disse ainda que o Comando apoia a inatividade aos 25 anos e que já está sendo analisado pelo governo estadual uma proposta para melhorar o fluxo de carreira dos policiais militares.
Capez apresentou um resumo da história da inclusão das mulheres na corporação, desde as 13 jovens pioneiras que formaram em São Paulo, em 1955, a primeira polícia feminina do Brasil, até os dias de hoje, em que cerca de 8,5 mil mulheres estão nos quadros da Polícia Militar. (ot)
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações