Debate trata do software livre na administração pública


DA REDAÇÃO
A Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Célia Leão (PSDB), realizou nesta quarta-feira, 24/9, por iniciativa do deputado Simão Pedro (PT), debate com o tema "Software livre na administração pública".
Marcos Mazoni, presidente da Celepar, falou sobre a experiência da aplicação de software livre nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. Mazoni ressaltou a utilização do sistema operacional Linux, gratuito e sem o pagamento de royalties, pelo Banrisul, a primeira instituição financeira da América Latina a adotar o software livre. "Cerca de 2.100 escolas estaduais do Rio Grande do Sul possuem laboratórios equipados com softwares livres", completou Mazoni, informando que faculdades do Paraná e a PUC/RS também estão adotando esse sistema.
Para Mazoni, o fator liberdade é mais importante que a gratuidade em si. "Entretanto, há que se destacar que o Brasil gasta 1,5 bilhão de dólares com a remessa de royalties. O ideal seria se esse dinheiro fosse revertido para a educação."
Telecentros paulistanos
Beatriz Tibiriça, coordenadora do Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo, destacou a importância da inclusão digital desenvolvida pela administração municipal paulistana por meio do Programa Telecentro. "O programa é uma política pública de inclusão digital com recursos do governo, envolvimento da comunidade e software livre." Segundo Beatriz, a prefeitura conta com 72 telecentros e a meta para dezembro são 128 desses estabelecimentos. "Todas as unidades se localizam na periferia, em localidades escolhidas com os menores Índices de Desenvolvimento Humano da cidade", disse a coordenadora, comunicando que São Paulo vai sediar o encontro nacional e o da América Latina sobre telecentros.
Análise da viabilidade
Mauricio Ghetler, do Banco Santos, apontou algumas restrições que são feitas com relação à real necessidade do software livre. Segundo Ghetler, o custo de software tem caído cada vez mais. "As pessoas não estão adquirindo novas versões de programas porque as novidades apresentadas não são percebidas pelo usuário comum."
De acordo com Ghetler, num sistema aberto qualquer pessoa desenvolve o que bem entende. "Não há garantias de que o software livre seja melhor e de que possa mudar automaticamente um sistema como o bancário, por exemplo. Existem bancos que estão informatizados há mais de 30 anos e que contam com milhões de clientes. Portanto, não há a certeza da viabilidade de mudar todo esse sistema", declarou Ghetler, ressaltando que é preciso repensar a questão do pagamento de royalties, não apenas refentes a softwares, mas a muitos outros produtos comercializados no Brasil.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações