Monotrilho deve ser construído mesmo que o Morumbi não sedie jogos da Copa
23/06/2010 17:11


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, reuniu-se nesta quarta-feira, 23/6, com membros da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), na sede da entidade, no centro de São Paulo. Munhoz foi convidado a proferir palestra sobre as atividades da Parlamento paulista.
Questionado sobre qual será o efeito para São Paulo da rejeição do estádio do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, para abrigar jogos da Copa de 2014, Barros Munhoz disse que não deve haver mudanças nos projetos da área de transporte. Segundo ele, o governo continua empenhado na aprovação pela Assembleia de empréstimos para a construção da Linha 17 " Ouro (monotrilho), que ligará o terminal do Jabaquara ao Morumbi, além do trecho norte do Rodoanel e o Centro Cultural " Teatro de Dança de São Paulo.
Os recursos devem vir do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entretanto, ponderou Munhoz, parte do financiamento de algumas obras pertence ao PAC da Copa, e diante das mudanças em curso esses recursos podem ser dirigidos agora a outros projetos que venham a garantir a participação de São Paulo na Copa de 2014.
Sobre a administração estadual, Munhoz disse que o governo precisa investir na recuperação das estruturas do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). O presidente frisou particularmente a valorização e capacitação dos quadros técnicos e a modernização desses ógãos.
Atuação do Legislativo
Ele destacou que as atividades legislativas não se reduzem a criar projetos, mas englobam, sobretudo, a representação da sociedade e a fiscalização dos atos do Executivo.
"Legislar não é só propor projetos. É também discutir e aprimorar as propostas do Executivo", disse Munhoz, lembrando que a Assembleia paulista deu grande contribuição a importantes projetos do governo estadual, como o que originou o novo sistema de previdência do Estado, a SPPrev, e o referente à Lei Específica da Represa Billings.
Luciano Amadiu Filho, presidente da Apeop, disse que a entidade deseja ter uma maior proximidade com o Legislativo estadual e uma relação de cooperação. Segundo ele, os empresários do setor podem contribuir com o Poder Público na identificação das prioridades nos programas de infraestrutura. "A entidade também aposta na valorização da juventude e na capacidade de liderança", disse Luciano, ao apresentar o projeto Jovem Empresário, da Apeop, que está organizando sua primeira campanha do agasalho neste ano.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações