Centro de reabilitação de deficientes em São Bernardo
A Comissão de Constituição e Justiça deu parecer favorável ao projeto de lei do deputado Alex Manente (PPS) que autoriza o governo do Estado a construir uma unidade do Instituto de Reabilitação da Rede Lucy Montoro em São Bernardo. A matéria, que passou pelo crivo da comissão nesta quarta-feira, 23/02, tramita na Casa desde 2010.
A rede promove a inclusão social das pessoas com deficiências físicas, disponibilizando gratuitamente médicos, técnicos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, dentre outros profissionais especializados em reabilitação. As unidades foram criadas para reduzir as limitações e proporcionar qualidade de vida à população com mobilidade reduzida.
Na avaliação de Manente, é dever do Poder Público gerar condições de integrar qualquer cidadão. "Temos de incentivar propostas que ajudam o deficiente a participar do quadro social desenvolvendo suas próprias habilidades. A instalação do centro de reabilitação em São Bernardo possibilitará o atendimento de toda a demanda de tratamento da região", argumenta.
Desde 2009, a Rede Lucy Montoro também conta com unidade móvel, uma carreta adaptada com salas de espera, consultórios, oficinas de órteses e próteses, distribuídas em regiões carentes da capital e interior do Estado.
Manente também é autor do projeto de lei que estende a isenção do IPVA aos portadores de deficiência física ou mental com veículos financiados. Medida que altera lei de 1989, a qual garante o benefício apenas se o nome do deficiente constar no documento do carro.
alexmanente@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações