Deputado questiona Estado sobre recursos para Santa Casa de Itu


21/09/2007 11:00

Compartilhar:


Com o objetivo de apurar a diminuição do volume de recursos enviado à Santa Casa de Itu, o deputado Hamilton Pereira (PT) encaminhou um requerimento de informações à Secretaria Estadual de Saúde. Informações trazidas ao parlamentar por representantes do PT daquela cidade dão conta de que os repasses mensais, que chegaram a R$ 1,2 milhão em 2006, foram reduzidos de maneira drástica, podendo chegar a R$ 385 mil até dezembro de 2007.

Em razão disso, Hamilton questiona a secretaria sobre os valores destinados mensalmente pelo Estado àquela entidade, desde que o Hospital Sanatorinhos Ação Comunitária de Saúde assumiu sua administração. Ele também busca apurar quais os repasses mensais previstos até dezembro de 2007 e se haverá diminuição desses recursos em relação ao Orçamento de 2006.

Segundo o presidente do PT de Itu, José dos Santos, matérias veiculadas pela imprensa local dão conta de que, após quatro anos, o Sanatorinhos está deixando a Santa Casa de Itu devido às dificuldades para administrá-la a partir da redução dos repasses. "Depois que o Sanatorinhos passou a administrar a Santa Casa, ela se tornou referência em diversos setores", salienta Santos.

Por isso, Hamilton também questiona a Secretaria da Saúde sobre o motivo de o Sanatorinhos estar deixando a administração da Santa Casa de Itu e se a redução dos repasses teria influenciado, de algum modo, a mudança da administração do hospital. O deputado também busca apurar se a eventual mudança da administração poderá comprometer a qualidade do atendimento.

"Nós desejamos apurar o que tem motivado tal redução nos repasses, já que, aparentemente, os serviços prestados têm sido satisfatórios", salienta o parlamentar. "Agora, se há alguma insatisfação por parte do Estado, a indução da mudança de administração não é o caminho correto, nem o mais transparente", completa Hamilton.

Para o deputado, os problemas enfrentados pela população em relação ao atendimento em saúde são reflexos da falta de atenção do governo do Estado para o desenvolvimento regional planejado. "Assim como Itu enfrenta essa crise hoje, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que atende 48 municípios da região também não consegue atender toda a demanda". Ele completa: "Isso não mudará enquanto não tivermos um Plano Diretor Regional de Saúde, e nas outras áreas dos serviços públicos também".

Hamilton Pereira é autor do PLC 33/2005, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba, abrangendo 17 municípios, entre os quais Itu.

hpereira@al.sp.gov.br

Notícias mais lidas

alesp