Deputado questiona Estado sobre recursos para Santa Casa de Itu
Com o objetivo de apurar a diminuição do volume de recursos enviado à Santa Casa de Itu, o deputado Hamilton Pereira (PT) encaminhou um requerimento de informações à Secretaria Estadual de Saúde. Informações trazidas ao parlamentar por representantes do PT daquela cidade dão conta de que os repasses mensais, que chegaram a R$ 1,2 milhão em 2006, foram reduzidos de maneira drástica, podendo chegar a R$ 385 mil até dezembro de 2007.
Em razão disso, Hamilton questiona a secretaria sobre os valores destinados mensalmente pelo Estado àquela entidade, desde que o Hospital Sanatorinhos Ação Comunitária de Saúde assumiu sua administração. Ele também busca apurar quais os repasses mensais previstos até dezembro de 2007 e se haverá diminuição desses recursos em relação ao Orçamento de 2006.
Segundo o presidente do PT de Itu, José dos Santos, matérias veiculadas pela imprensa local dão conta de que, após quatro anos, o Sanatorinhos está deixando a Santa Casa de Itu devido às dificuldades para administrá-la a partir da redução dos repasses. "Depois que o Sanatorinhos passou a administrar a Santa Casa, ela se tornou referência em diversos setores", salienta Santos.
Por isso, Hamilton também questiona a Secretaria da Saúde sobre o motivo de o Sanatorinhos estar deixando a administração da Santa Casa de Itu e se a redução dos repasses teria influenciado, de algum modo, a mudança da administração do hospital. O deputado também busca apurar se a eventual mudança da administração poderá comprometer a qualidade do atendimento.
"Nós desejamos apurar o que tem motivado tal redução nos repasses, já que, aparentemente, os serviços prestados têm sido satisfatórios", salienta o parlamentar. "Agora, se há alguma insatisfação por parte do Estado, a indução da mudança de administração não é o caminho correto, nem o mais transparente", completa Hamilton.
Para o deputado, os problemas enfrentados pela população em relação ao atendimento em saúde são reflexos da falta de atenção do governo do Estado para o desenvolvimento regional planejado. "Assim como Itu enfrenta essa crise hoje, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que atende 48 municípios da região também não consegue atender toda a demanda". Ele completa: "Isso não mudará enquanto não tivermos um Plano Diretor Regional de Saúde, e nas outras áreas dos serviços públicos também".
Hamilton Pereira é autor do PLC 33/2005, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba, abrangendo 17 municípios, entre os quais Itu.
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações