CPI ouve presidente da AES Eletropaulo
MMY.jpg)
.jpg)
MMY.jpg)
A CPI da Eletropaulo recebeu nesta terça-feira, 11/3, o diretor-presidente da AES Eletropaulo, Britaldo Pedrosa Soares, para prestar esclarecimentos sobre a atual situação da Eletropaulo após a privatização.
O relator da CPI, deputado João Caramez (PSDB) iniciou os questionamentos, referindo-se à qualidade de serviço, segurança e responsabilidade social. Soares disse que foram investidos R$ 3,2 bilhões, sendo que 70% foi destinado a serviços como atendimento ao consumidor, manutenção e expansão do sistema elétrico. Ele salientou que após a privatização, a interrupção de luz em 2007 foi de 8,9 horas e antes esta média atingia 18 horas. "A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) exige que não passe de 11,3 horas, então estamos abaixo da média", completou. Em relação à segurança, "são realizadas campanhas educacionais, com veiculação na mídia, além de palestras e cartilhas. Os trabalhadores da Eletropaulo são capacitados e são equipados com roupas adequadas. Entre 2006 e 2007, o índice de acidentes caiu de 34% para 18%", relatou. Sobre responsabilidade social, Soares afirmou que há projetos de educação e cultura voltados para jovens e crianças.
A respeito do que está sendo feito para redução de ligações irregulares, o presidente da Eletropaulo salientou que, anualmente, são regularizadas cerca de 75 mil ligações "clandestinas".
Questionado sobre os índices de inadimplência, o presidente da Eletropaulo esclareceu que a taxa de arrecadação é superior a 100% devido aos muitos acordos que foram firmados e estão sendo pagos. "Com o setor público não temos problemas", disse.
Sobre a dívida do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o valor total era de U$ 1,2 bilhão, sendo que U$ 90 milhões foram pagos, U$ 550 milhões estão sendo pagos, com vencimento em 2014 e U$ 600 milhões foram convertidos em ações.
Durante o processo de privatização da Eletropaulo (1998), Soares esclareceu que ainda não pertencia ao grupo, entrou apenas em setembro de 2005, portanto, não pôde dar esclarecimentos sobre a arrematação da Eletropaulo pelo valor mínimo. "Posso contribuir apenas como observador.
Britaldo ponderou que a avaliação depende de uma análise técnica e que, mesmo sendo a Eletropaulo a maior distribuidora de energia da América Latina, a análise de outros casos nos quais a venda foi feita pelo preço mínimo devem ter contribuído para a fixação do valor.
Respondendo a indagação de Aldo Demarchi (DEM) sobre a situação financeira da Eletropaulo no final de 2005, Britaldo informou que ela "era apertada e limitada, com juros altos e prazos curtos de financiamento. Tínhamos em setembro de 2005 R$ 180 milhões no caixa, valor extremamente baixo", respondeu Soares. "Fizemos um trabalho de refinanciamento da dívida e, assim, o trabalho foi facilitado". Ele afirmou também que de 2003 para cá os problemas operacionais e financeiros melhoraram, o índice de problemas nesses setores caíram de 14% para 11,5%.
O deputado Jonas Donizette (PSB) indagou se o leilão da Agência Reguladora de Serviço de Saneamento - Arsesp vai interferir em alguma coisa, Soares respondeu dizendo que não espera nenhum impacto, porque a Eletropaulo apenas compra e distribui a energia. "Não vejo risco no preço, já que ele é regulado pelas formas vigentes".
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações