Fim das hostilidades do Movimento de 1932 é lembrado em sessão solene
O amor a São Paulo, em seus aspectos históricos, cívicos e pessoais expressos no poema "Eu te amo, São Paulo", de Paulo Bomfim, marcou a sessão solene que comemorou os 78 anos de cessação das hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932, realizada nesta sexta-feira, 15/10, na Assembleia Legislativa. Na cerimônia, que ocorreu por solicitação do deputado Olimpio Gomes (PDT), o poema foi declamado por um dos homenageados, Pedro Paulo Penna Trindade, vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32 " MMDC.
"Esta sessão solene é uma justa homenagem para reverenciar a memória e a história do povo paulista. E nenhum local poderia ser mais apropriado do que a Assembleia Legislativa, cuja sede tem o nome de Palácio 9 de Julho", afirmou Olimpio Gomes.
Durante o evento, o presidente da Sociedade Veteranos de 32 " MMDC, Gino Struffaldi, e o embaixador da Soberana Ordem da Cruz de Malta, Dino Samaja, entregaram diplomas homenageando os senhores Francisco Giannoccaro, Viviano Ferrantini, Ricardo Luís Martins Scalise e Egisto Domenicali. "Esse diploma é um reconhecimento da Assembleia Legislativa a personalidades que se destacaram pela defesa dos valores do povo paulista", completou o deputado.
Em nome dos homenageados, Domenicali destacou que a Revolução Constitucionalista de 1932 provou-se, de certa forma, vitoriosa, já que teria contribuído para que, no ano seguinte, se elaborasse uma nova Carta Magna.
A Medalha da Constituição " instituída em 1962, é a mais alta honraria outorgada pelo Legislativo paulista " foi entregue a Jorge Michalany, Pedro Paulo Penna Trindade e ao coronel-PM Mário Fausto Rodrigues Pinho.
"Michalany, cabo-enfermeiro da Revolução de 32, que depois se tornou médico, não só participou do movimento como escreveu artigos excelentes no jornal O Estado de S. Paulo, rebatendo os que procuravam denegrir a memória da Revolução Constitucionalista", ressaltou Struffaldi.
"Aos 15 anos, tornei-me cabo-enfermeiro porque não tinha idade para ir ao campo de batalha", relembrou Michalany. "Minha função era transportar soldados e voluntários feridos até a Santa Casa. Quis tomar parte na revolução porque amo São Paulo."
O coronel Pinho afirmou que "entre os heróis que estão no Mausoléu do Soldado Constitucionalista encontra-se meu pai. E a memória desses idealistas tem que ser preservada". O homenageado reverenciou "a bravura dos que se dedicaram a defender um ideal com suas próprias vidas" e cumprimentou o presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, a quem cabe a outorga da Medalha da Constituição.
A sessão solene foi aberta com a execução do Hino Nacional pela Camerata da Polícia Militar de São Paulo, sob a regência do tenente-maestro Ismael Alves de Oliveira. Também em homenagem aos participantes da Revolução Constitucionalista e às Forças Armadas brasileiras, os atletas Markus Runk e Camila Giudice fizeram uma apresentação de esgrima.
A Revolução Constitucionalista
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado, que eclodiu no Estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, com o objetivo de derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e obter a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil.
Foi a primeira grande revolta contra o governo Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil. Ao longo de 87 dias de combate (9 de julho a 4 de outubro de 1932), deixou um saldo oficial de 934 mortos (estimativas não oficiais reportam até 2,2 mil mortos) e grandes danos em várias cidades paulistas.
Dois anos depois da Revolução de 1932, uma nova constituição foi promulgada em 1934.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações