Comissão de Promoção Social discutiu segurança e qualidade nutricional em 2004
DA REDAÇÃO
Durante o primeiro semestre deste ano, a Comissão de Promoção Social da Assembléia Legislativa organizou discussão que abordou os programas de segurança alimentar, nutrição e combate à fome no país.
Dom Mauro Morelli teve papel fundamental durante os debates, expondo sua opinião de que o programa do governo Fome Zero poderia acabar sem ter conseguido melhorar a qualidade nutricional de seus associados. Segundo Morelli, essa deficiência alimentar não se restringe apenas a uma parcela da população, mas atinge todas as classes sociais.
De acordo com o bispo de Duque de Caxias, o Brasil não pode continuar produzindo alimentos sem ter a garantia de segurança de alimentos de boa qualidade "A grande produção agrícola, em especial a do agronegócio, responde ao mercado, mas é extremamente danosa ao ambiente e agrava a exclusão social". Para ele, o país não tem dados concretos sobre a base nutricional de sua população. Morelli ressaltou a falta de controle da vigilância sanitária e sugeriu uma maior integração do governo para encaminhar projetos que visem a criação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional.
Reformas
A solução para modificar o quadro alimentar e nutricional seria a modificação da política agrária, além da reforma agrária e da reforma das águas. "Somos reféns de uma economia globalizada, predadora e extremamente excludente".
O bispo frisou que a qualidade dos alimentos não deve se submeter a questões partidárias: "É, acima de tudo estratégica, e deve ultrapassar as diferenças partidárias. Está na hora de o governo fazer um grande acordo com os movimentos sociais" concluiu.
Por outro lado, José Baccarin, secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, diz que o programa Fome Zero engloba ações emergenciais e estratégicas. Para ele, os programas via cartão de alimentação e bolsa família estão em expansão, beneficiando, até 2006, 11 milhões de famílias.
Políticas estruturais
O secretário ressaltou que políticas de caráter estrutural, como os programas de apoio, crédito e difusão de tecnologia da Embrapa, dirigidos à agricultura familiar, que estimulam a integração de ações emergenciais e estruturais, são um avanço do Fome Zero.
Quanto à má qualidade nutricional dos alimentos, Baccarin concorda com Dom Mauro Morelli. "A política de educação alimentar e nutricional faz parte de nosso cardápio de políticas", disse Baccarin.
A Comissão de Promoção Social é presidida pelo deputado José Carlos Stangarlini (PSDB), que tem como vice Souza Santos (PL). É composta, ainda, por Ana do Carmo (PT), Maria Lúcia Prandi (PT), Analice Fernandes (PSDB), Marcelo Bueno (PTB), Maria Almeida (PFL).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações