Frencoop retoma suas atividades
MAU.jpg)
.jpg)
MAU.jpg)
MAU.jpg)
MAU.jpg)

Em evento realizado nesta quinta-feira, 30/08, no Auditório Franco Montoro, foi oficialmente reativada a Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop/SP). Coordenada pelo deputado Barros Munhoz (PSDB), líder do governo, a frente foi oficializada para a atual legislatura no último dia 15/6 e já conta com a adesão de 11 parlamentares de diferentes partidos políticos. A Frencoop/SP defende o interesse das cooperativas por meio da elaboração de projetos de lei e diálogo constante com o Poder Executivo. A frente atuará em sintonia com o Centro de Estratégia do Cooperativismo Paulista, coordenado por Renato Nobile. Estiveram presentes ao evento mais de 300 pessoas, entre elas representantes de cooperativas, trabalhadores, prefeitos, vereadores e deputados.
O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, abriu o encontro parabenizando o deputado Barros Munhoz por assumir a coordenação da frente. Rodrigues fez um resumo da história do cooperativismo mundial e destacou que ele surgiu como instrumento contra a exclusão social e a concentração de renda. Afirmou, ainda, que se antes ele "era como um rio que corria tendo em uma de suas margens o socialismo e na outra o capitalismo, buscando unir os aspectos positivos dos dois sistemas para desaguar na prosperidade social, hoje, com as mudanças globais, ele tem a função de ser uma ponte que une o mercado e o bem-estar social". Para o ex-ministro, o cooperativismo tem um papel político importante ao organizar setores da sociedade, com isso se torna defensor da democracia.
Para o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Edivaldo Del Grande, a frente parlamentar tem papel fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo no Estado. Ressaltou os avanços conseguidos desde o lançamento da frente em 2002. "Em 2006 tivemos a aprovação da Lei 12.226, que institui uma política estadual de apoio ao cooperativismo. Precisamos, neste momento, que a frente trabalhe para sua regulamentação", afirmou.
Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), apresentou um panorama do cooperativismo no país. "Hoje temos 7.619 cooperativas registradas, com 7 milhões e 300 mil associados, em 13 ramos de atividade; são mais de 30 milhões de pessoas que estão envolvidas diretamente nas atividades destas cooperativas. É necessário que transformemos estes números em força de representação, precisamos garantir que estejamos representados em todas as esferas para que o cooperativismo avance no país", destacou o presidente da OCB.
O presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Edoardo Pollastri elogiou a frente parlamentar e fez um pequeno resumo da importância do cooperativismo para a economia italiana e colocou a instituição à disposição dos parlamentares para intercâmbio e troca de informações.
O destaque que a secretaria estadual de Agricultura dá ao cooperativismo foi a tônica das palavras do coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), José Cassiano dos Reis Júnior, que no evento representou o secretário de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho.
Ao encerrar o evento, o deputado Barroz Munhoz disse estar à disposição do cooperativismo. "Comecei a viver o cooperativismo em 1964, quando participei das cooperativas de crédito e de consumo dos funcionários da Bombril e assumo a Frencoop de São Paulo com muita vontade, pois sei que o cooperativismo é uma ferramenta poderosa para garantir o desenvolvimento com justiça social", ressaltou o parlamentar.
Como parte do evento foram entregues certificados de registro definitivo para mais de 30 cooperativas que comprovaram cumprir uma série de requisitos estabelecidos pela Ocesp.
Além de Barros Munhoz, já integram a nova Frencoop os deputados Aldo Demarchi (DEM), Davi Zaia (PPS), João Caramez (PSDB), Pedro Tobias (PSDB), Roberto Morais (PPS), Rodrigo Garcia (DEM), Said Mourad (PSC), Sebastião Almeida (PT), Valdomiro Lopes (PSB) e Vanessa Damo (PV).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações