Secretário da Agricultura será convidado para falar na comissão


12/06/2007 17:42

Compartilhar:

Deputado Aloisio Vieira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Aloisio Vieira presidente da comissao MMY (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Agricultura e Pecuária, presidida pelo deputado Aloisio Vieira (PDT), reuniu-se nesta terça-feira, 12/6, no Plenário José Bonifácio, para apreciação de pauta e discussão de propostas para o cronograma de trabalho do órgão técnico. Na reunião, ficou acordado que será feito um convite ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, João de Almeida Sampaio Filho, para comparecer à comissão na última quarta-feira do mês de junho (27/6), a fim de expor os planos que o governo vem tomando e as diretrizes que pretende adotar para resolver os problemas do setor.

O deputado João Caramez (PSDB) apresentou a referida sugestão após José Zico Prado (PT) haver proposto um cronograma de trabalho para a comissão. Segundo Caramez, só poderá ser feita alguma proposta após ser ouvido o representante do governo para a área de Agricultura. Ainda conforme deliberou a comissão, na próxima reunião serão discutidos os pontos que cada membro julgar que devam ser acrescentados ao documento apresentado por Zico Prado.

De acordo com a proposta encaminhada por Zico Prado, a Comissão de Agricultura e Pecuária deverá sugerir o debate de temas relevantes para a agricultura paulista. Visando criar condições para um desenvolvimento harmonioso no setor, no debate deverão ser propostas medidas como a retomada da instalação do Fórum Permanente de Discussão, com a participação de representantes da pasta, da Comissão de Agricutura e Pecuária e dos trabalhadores de vários órgãos da secretaria para tratar de questões funcionais, orçamentárias e desenvolvimento de programas.

Zico Prado sugeriu também que seja retomada a discussão com a Fundação Instituto de Terras e representantes dos trabalhadores assentados, para a revisão da lei que trata da implantação de assentamentos de trabalhadores rurais sem terras em áreas estaduais. Ainda constam do documento a realização de debates sobre as dificuldades dos produtores de leite no Estado, principalmente em relação à guerra fiscal, e os problemas envolvendo o plantio e a queima da palha da cana-de-açúcar, com destaque para as condições sub-humanas em que trabalham os plantadores e colhedores de cana em São Paulo. A comissão decidiu ainda ouvir, em ocasião futura, as reivindicações das entidades relacionadas ao setor.

alesp