Deputado Olavo Hourneax de Moura


29/10/2010 16:51

Compartilhar:

Olavo Hourneax de Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/Olavo Hourneaux de Moura.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Faleceu em São Paulo, no último dia 4 de setembro, aos 93 anos, o ex-deputado estadual Olavo Hourneaux de Moura, vítima de falência múltipla dos órgãos. Olavo Hourneaux de Moura nasceu em São Vicente, Estado de São Paulo, em 17 de abril de 1917, era filho de Anthero Alves de Moura e de Isabel Hourneaux de Moura

Após os estudos regulamentares, em sua cidade, formou-se em medicina. Tendo realizado curso de especialização no Hospital St. Louis, de Paris, França. Como médico, foi funcionário do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e proprietário da antiga Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora das Graças.

Em 7 de outubro de 1962, concorreu pelo Partido Democrata Cristão (PDC) a uma cadeira de deputado estadual, obtendo 8.655 votos. Ficou como suplente da bancada de seu partido e assumiu o mandato parlamentar em diversas oportunidades na 5ª Legislatura de 1963-1967.

Com o fim do pluripartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar que havia tomado o poder pelo movimento revolucionário de 1964. Olavo Hourneaux de Moura foi presidente municipal do MDB de São Vicente.

Nas eleições de 15 de novembro de 1966, foi reeleito para a 6ª Legislatura de 1967-1971, com 9.474 votos, pelo MDB, assumindo sua cadeira em 12 de março de 1967. Nesse período fez parte das comissões permanentes da Assembleia Legislativa como membro efetivo nas de Assistência Social, e na de Cultura, Esportes e Turismo, e suplente nas de Saúde e Higiene e de Educação e Cultura. Integrou também, em 1967, a Comissão Especial que procedeu a reforma do Regimento Interno da Assembleia.

Em 25 de janeiro de 1968, o deputado Olavo Hourneaux de Moura participou das solenidades de transferência da sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo do Parque D. Pedro, situada no velho prédio do Palácio das Indústrias, para a nova sede do Palácio 9 de Julho, no Parque do Ibirapuera.

O deputado Olavo Hourneaux de Moura foi também testemunha do fechamento da Assembleia Paulista pelo Ato Institucional nº 5, de 13/12/1968. A Assembleia permaneceu em recesso pelo regime militar de 7/2/69 a 31/5/70. Nesse período, foram cassados pelo AI-5, 25 deputados estaduais, que tiveram também seus direitos políticos suspensos por dez anos.

Disputou, em 15 de novembro de 1970, sua reeleição à Assembleia Legislativa paulista, pelo MDB, ficando mais uma vez como suplente, com 11.831 votos. Mas não assumiu novamente a cadeira, por ter renunciado à suplência em oficio encaminhado ao presidente da Casa, em 12 de junho de 1973.

Foi também fundador do Esporte Clube Beira Mar, de São Vicente, em 9 de fevereiro de 1938, entidade esportiva atuante até os nossos dias.

Era viúvo de Ivaneide Mendes Guimarães de Moura e deixou oito filhos, Márcia, Olavo, Fernando Antonio, Fábio, Ricardo, Maria de Fátima, Marcelo e Eduardo, treze netos, e cinco bisnetos.

Seu corpo foi sepultado no Cemitério Memorial de São Vicente, na cidade do litoral paulista.

alesp