Ibitinga - capital nacional do bordado






Em 4 de julho de 1866 foi fundada a cidade de Ibitinga que possui uma área de 688,676 quilômetros quadrados. Está localizada no centro geográfico do Estado, no Vale do Médio Tietê. A origem do nome Ibitinga é tupi-guarani: "ibi" - terra e "tinga" - branca.
Os recursos naturais são abundantes e Ibitinga é banhada pelos rios Tietê, Jacaré-Pepira, Jacaré-Guaçu, São Lourenço, São João, Ribeirão dos Porcos. Assim, o município se destaca também em seu sistema fluvial. O rio Tietê conserva suas águas despoluídas e abriga a Usina Hidrelétrica de Ibitinga que, através do canal da eclusa, integra a importante Hidrovia Tietê-Paraná. O Gasoduto Brasil-Bolívia também passa pelo município. O Jacaré-Pepira detém o título do rio mais limpo e preservado do nosso Estado. Nele está localizado o Pantaninho " a única reserva pantanosa com similaridade ímpar, tanto na fauna quanto na flora ao Pantanal Mato-grossense.
História
Foi no final de 1842 que as famílias mineiras Landim e de Pedro Alves de Oliveira (Velho Amaro) chegaram à região de "Campos de Araraquara", de onde "os Amaro" partiram para o norte e fundaram o município de Boa Vista das Pedras, mais tarde conhecida como Itápolis.
"Os Landim" rumaram para o sul e se estabeleceram na cachoeira de Wamicanga, povoado que foi quase dizimado pela febre palustre e por ataques indígenas. Partiram, então, em direção ao nordeste até chegarem à confluência dos córregos Saltinho e São Joaquim, terra que foi dividida entre o clã, para que fosse mais bem cultivada.
A Miguel Landim coube a região entre os córregos São Joaquim e Água Quente, onde foi formado o povoado da Capela da Água Quente, sendo 1860 o ano provável da fundação.
Em 3 de outubro de 1870, Miguel Landim e sua esposa Ana Custódio de Jesus doaram à Mitra Diocesana o patrimônio onde se formou a Vila de Ibitinga.
Em 1885, pela Lei Provincial 105, Ibitinga foi elevada à categoria de Distrito de Paz e, em 4 de julho de 1890, por força da Lei 66, assinada pelo então governador Prudente de Moraes Barros, teve a sua emancipação político-administrativa.
Em 1987, o município tornou-se Área de Proteção Ambiental e, em 1992, de acordo com a Lei 8.199, o município recebeu a classificação de estância turística.
Economia
A cidade é considerada a capital nacional do bordado, produto base da economia municipal. Sua indústria é quase que totalmente voltada à indústria têxtil. O turismo comercial é outra das principais fontes de renda, juntamente com as exportações de bordados e a agropecuária, onde se destacam as culturas de laranja e da cana-de-açúcar.
Pontos turísticos
Ibitinga localiza-se a 360 quilômetros da capital de São Paulo e faz limite com os seguintes municípios: Itápolis, Tabatinga, Nova Europa, Boa Esperança do Sul, Bariri, Itaju, Iacanga e Borborema.
Tem como pontos turísticos a Matriz do Senhor Bom Jesus, o Museu Duílio Galli, a represa da Usina de Ibitinga, os rios Jacaré Pepira e Jacaré Guaçú e o Ribeirão dos Porcos.
No Museu Duilio Galli, há cerca de 130 obras: pinturas a óleo, gravuras, desenhos, serigrafias, esculturas acadêmicas, impressionistas, primitivas etc. Obras de artistas de renome integram o acervo: Tarsila do Amaral, Alfredo Volpe, Vinícius Pradella e Aldemir Martins, entre outros.
Os rios são propícios a esportes náuticos como botes, lanchas e esqui, e à pesca de peixes pequenos.
As praças de Ibitinga também fazem parte das atrações turísticas da cidade uma vez que são patrimônios históricos. A Rui Barbosa está localizada no centro da cidade em frente à Igreja Matriz, com construções tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.
Como chegar
Distante a 360 km da Capital, Ibitinga pode ser acessada pela Rodovia Washington Luiz.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações