Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba aprova plano de trabalho


09/06/2009 21:11

Compartilhar:


A reunião da Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba realizada nesta terça-feira, 9/6, no plenário José Bonifácio, aprovou um plano de trabalho para o próximo trimestre. Entre as prioridades está a articulação de ações pela aprovação no Congresso Nacional do ajuste complementar ao acordo de cooperação cultural e educacional. O acordo firmado entre os governos brasileiro e cubano para o reconhecimento de títulos de medicina expedidos em Cuba tem de ser ratificado pelo Congresso Nacional e enfrenta oposição de setores da medicina privada.

A frente parlamentar já apresentou proposta de moção para que a Assembleia se posicione em favor do acordo, e encaminhará outra, em defesa da derrubada do bloqueio econômico norte-americano à ilha.

Também serão realizadas gestões junto à Secretaria de Estado de Saúde para debater a necessidade de criação de programas de estágio e serviço voluntário para os estudantes brasileiros da Escola Latino-Americana de Medicina (Elam). Os alunos voltam ao país nos períodos de férias e têm que desenvolver atividades em comunidades, como parte das exigências curriculares para a formação universitária. No entanto, as prefeituras e o governo do Estado não têm facilitado tal inserção.

Os parlamentares pretendem ainda convocar duas audiências públicas organizadas pela frente. Uma delas discutirá o estabelecimento de programas de integração econômica e desenvolvimento social entre os dois países. A outra discutirá a situação dos médicos brasileiros formados em Cuba, que não conseguem a validação do diploma no Brasil.

Também será elaborada uma cartilha sobre os objetivos da frente parlamentar contra o bloqueio e em defesa da libertação dos cinco cubanos presos injustamente nos Estados Unidos desde 1998.

Todas as iniciativas serão debatidas com o Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba e a Associação de Familiares e Amigos dos Estudantes Brasileiros em Cuba (Afac), cujas atividades também estão sendo incorporadas ao calendário da frente parlamentar, que é coordenada pelo deputado Raul Marcelo (PSOL).



raul@raulmarcelo.com.br

Notícias mais lidas

alesp