20 anos da Constituinte Estadual de 1989 - Tonico Ramos: colaboração dos meios de comunicação


Como foi ser escolhido presidente da Constituinte?
Ser o presidente da Assembleia é um orgulho muito grande. Ser presidente da Constituinte não é orgulho, é um dever, uma obrigação muito importante. Eu senti o peso da responsabilidade e senti que São Paulo teria de ter a melhor Constituição já feita.
Sem dúvida, além de presidir todo esse processo e da emoção que isso foi, proclamar a Constituição foi o momento marcante. A sensação, compartilhada por todos os deputados, foi a de dever cumprido, de honrar o trabalho desenvolvido. Como resultado, mostramos ao Brasil que São Paulo é um Estado líder.
E a convivência com tantas siglas?
Falar da Constituinte é algo muito amplo. Tínhamos dez partidos, com posições radicais de esquerda e de centro. Eu poderia afirmar que todas as diferenças ideológicas foram resolvidas em Plenário.
Todos os parlamentares entenderam a importância do momento. Avançaram, recuaram e fizeram para São Paulo, com toda a certeza, um trabalho extraordinariamente bom.
Além destes embates, o trabalho da Constituinte era carregado de emoção. Eram 24 horas por dia... talvez seis horas de sono, mas o resto era de pura emoção.
E a participação popular?
Muitos gestos foram feitos para que a população participasse. O mais importante foi a contribuição que os canais de comunicação deram à Assembleia Legislativa. Sem cobrar um tostão, eles deram uma importante contribuição em benefício do Poder Legislativo e da Constituição que estava sendo formada.
Quero render minhas homenagens às TVs Globo, Bandeirantes, Manchete, Cultura e SBT. Todas eles tinham uma pessoa responsável, mas quero destacar aqui um nome, o de João Saad, da Bandeirantes. Esse homem fez um trabalho de apoio, de contribuição, para que pudéssemos nos comunicar com todos os paulistas. Ele reservou um minuto no horário nobre e dois minutos no horário normal para a divulgação dos trabalhos constituintes.
Como foi este período de retomada da democracia?
Naquele momento pós-revolução de 1964, o sonho era ter uma nova Constituição. Ulisses Guimarães liderava e, depois de muito trabalho, da vitória de Tancredo Neves, decidiu-se convocar a Assembleia Nacional Constituinte. O doutor Ulisses, que fez a Constituição Cidadã, mostrou a todo o Brasil a necessidade que o povo tinha de ter uma nova Carta. Todos sabiam que para o processo democrático era importante ter uma nova Constituição.
Pessoalmente como foi participar deste processo?
A elaboração da Constituição, para mim, foi fazer aqueles que não tinham nada passarem a ter tudo, porque foram garantidos avanços nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, Justiça e em muitas outras áreas.
Quem fez a diferença?
Muitos segmentos da sociedade foram de grande ajuda. Os funcionários da Casa, esses grandes colaboradores que a Assembleia tem, merecem destaque. Poderia citar dois nomes representando a todos eles: doutor Andyara e dona Yeda. Também queria fazer um agradecimento público a uma senhora que se chama Maria Alice Ferraz. Ela forneceu a nós, que necessitávamos de ajuda, a vinheta da chamada dos minutos na TV. Ela criou e mandou uma bandeira de São Paulo estilizada como uma contribuição pessoal à Constituinte.
1989: Você se lembra?
O Volkswagen Gol GTI lançado em 1989 foi o primeiro carro nacional a oferecer injeção eletrônica de combustível. É bom lembrar que a importação de automóveis no Brasil só ganhou espaço no início dos anos 90, quando o então presidente Fernando Collor de Mello chamou os carros nacionais de "carroças" e deu início à abertura da economia para as importações, com o fim de reservas de mercado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações