Reforma universitária e mercado de trabalho para afrodescendentes estiveram em debate no segundo semestre





Da redação
Mesmo em semestre eleitoral, que mobiliza esforços dos políticos e, ao mesmo tempo, impõe restrições à realização e divulgação de eventos, a Assembléia Legislativa abriu espaço para a discussão de assuntos de interesse social, com a participação de segmentos da população, em diversos seminários e audiências públicas.
Em agosto, foi realizada audiência pública para debater um tema de caráter circunstancial: o aumento dos funcionários da Justiça, previsto no Projeto de Lei 479/2004, em tramitação. O ato foi organizado pelo deputado José Bittencourt (PTB), e contou com a presença de Romeu Tuma (PPS) e de representantes de entidades ligadas ao funcionalismo do Poder Judiciário paulista.
Também em agosto, a Assembléia Legislativa assistiu ao debate de um tema mais abrangente: a reforma universitária. Durante audiência que tratou do tema "Democratização do acesso à universidade", membros dos diretórios acadêmicos da USP, Unicamp, Unifesp e PUC, com apitos e palavras de ordem, prejudicaram a exposição de argumentos dos convidados, entre eles o ministro da Educação, Tarso Genro, e o líder do PT na Assembléia, deputado Cândido Vaccarezza.
Na ocasião, Genro garantiu que a discussão sobre as mudanças estava sendo conduzida de forma democrática e afirmou que a reforma universitária contava com o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE). Ele anunciou também, para 2005, aumento de recursos da ordem de 32%, que permitiria a expansão da universidade pública, e defendeu o sistema de cotas para afrodescendentes e alunos egressos das escolas públicas.
Afrodescendentes
A situação dos afrodescendentes no mercado de trabalho e no campo educacional também foi tema do seminário "Herança e Cultura do Povo Africano", que se realizou em setembro, sob a organização da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial e coordenação do deputado Simão Pedro (PT). Diplomatas de Togo, Gâmbia, Benin, África do Sul, Cuba e Uruguai participaram do encontro, além de representantes de diversas entidades como a Fundação Cultural Palmares, Instituto do Negro Padre Batista, Instituto Cultural Adimula, Pastoral Afro Arquidiocese de São Paulo, entre outras.
Na ocasião, a ministra da Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, afirmou que "o resgate da herança cultural africana é, para nós, mais do que um dever: é uma resposta da sociedade brasileira aos 80 milhões de afrodescendentes que vivem em nosso país".
Selma Pantoja, professora de história da Universidade de Brasília (UNB), falou sobre a lacuna histórica que envolve um dos mais conturbados períodos da história do Brasil: a escravidão do negro africano. A coordenadora de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial da Unesco no Brasil, Edna Roland, comentou que 2004 foi designado pela Assembléia Geral da ONU como o ano para se comemorar as lutas travadas contra a escravidão. "São duzentos anos desde a revolução do Haiti, que fundou a primeira república negra do hemisfério ocidental", relatou.
Quanto às questões de educação e mercado de trabalho, a advogadoa Maria da Penha Guimarães lembrou que "várias gerações construíram uma legislação excludente e para mudar essa mentalidade precisamos de outros instrumentos, como as políticas afirmativas".
Advogados e esteticistas
Durante seminário organizado pela OAB/SP, em outubro, o presidente da entidade, Luiz Flávio Borges d'Urso, defendeu a criação de uma lei que tipifique com clareza a violação das prerrogativas profissionais dos advogados. O evento abriu espaço também para a defesa da criação da Frente Parlamentar dos Advogados na Assembléia Legislativa, proposta em projeto de resolução do deputado Campos Machado (PTB), semelhante a organismo já existente na Câmara dos Deputados, em Brasília.
No seminário foi debatida também a Lei de Custas, em vigor desde janeiro do ano passado. Segundo o presidente da Comissão de Assuntos Tributários da OAB, Luiz Antonio Caldeira Miretti, ela foi elaborada sem a devida consulta aos segmentos envolvidos e tem caráter arrecadatório, dificultando o acesso da população à Justiça. Para Jarbas Andrade Machioni, presidente da Comissão de Assuntos Institucionais da OAB, a Lei de Custas é uma afronta ao ideal democrático, pois dificulta o acesso à Justiça sem solucionar a questão da demanda.
Também em outubro, o I Seminário de Terapeutas e Técnicos em Estética, organizado pela Associação Brasileira de Estética e Cosmetologia (ABEC), apresentou palestras científicas e discussões sobre o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, de autoria da deputada Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP), que visa à regulamentação da profissão de terapeutas e técnicos em estética. Mais de 400 pessoas participaram do evento. A presidente da ABEC, Rosi Lamar, agradeceu ao deputado Vanderlei Macris (PSDB), que, segundo ela, é o patrono da ABEC.
Macris, na abertura do evento, afirmou que a luta pela regulamentação da profissão é muito importante porque promove um canal de comunicação organizado com o governo. "Os setores organizados da sociedade fortalecem a democracia", declarou. Segundo a farmacêutica Sheila Martins, o Brasil é o sexto maior mercado de cosméticos do mundo e o setor cresce, no país, acima das taxas do PIB.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações