Santos tem o maior jardim beira-mar do mundo





Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil. Localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, está a 68 quilômetros da capital, e seu acesso é pelo sistema Anchieta-Imigrantes. Santos abriga o maior complexo portuário da América Latina, construído no início do século XX, fase de grande progresso como escoadouro de café.
Santos tem como principais atividades econômicas comércio, turismo, pesca e porto. Possui seis praias (Boqueirão, Embaré, José Menino, Ponta da Praia, Gonzaga e Aparecida), porém não há separação geográfica entre elas, que levam nomes diferentes apenas pela sua localização.
Toda a extensão da orla, de sete quilômetros, tem jardins belíssimos e bem cuidados, com áreas amplas para caminhadas, bancos para descanso e infraestrutura de sanitários e barracas ao longo da orla, além de belas árvores. É o maior jardim beira-mar do mundo.
Arquitetura
Foi o Centro Histórico, compreendido pelo quadrilátero entre as ruas São Bento, São Francisco, Constituição e o cais do porto, que primeiro viu surgir uma cidade próspera, vanguardista e, acima de tudo, bonita. Prédios, praças, ruas e vielas até hoje compõem um cenário que se caracteriza como conjunto arquitetônico dos mais importantes dentre os remanescentes no Brasil.
Do simples colonial ao rebuscado barroco, da austeridade vitoriana à suntuosidade neoclássica, a diversidade de estilos marca presença nas fachadas de Santos. O bom estado de preservação caracteriza os imóveis construídos para ocupação militar, residencial, comercial ou religiosa, já que a cidade se concentrava naquela região até o final do século passado.
Um exemplo é o Pantheon dos Andradas, construído ao lado do Conjunto do Carmo, onde está o jazigo de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, e de seus irmãos Antônio Carlos, Martim Francisco e padre Patrício Manuel. O prédio, inaugurado em 7/9/1923, conta com monumento projetado pelo escultor Rodolpho Barnadelli e executado na Itália.
Arte e história
Santos tem inúmeros monumentos históricos, compostos por azulejos e mármores, máscaras e estátuas, pinturas em tela e afrescos, altares e túmulos, grades de ferro e postes de iluminação, pormenores que valorizam as obras.
Eternos observadores, os rostos esculpidos nas fachadas testemunham a preservação do acervo. No centro de Santos permanecem ainda alguns trabalhos do pintor e historiador Benedito Calixto, dentre eles os painéis do Salão dos Pregões da Bolsa Oficial de Café, de 1922.
A arte sacra se manifesta em igrejas coloniais, barrocas, neogóticas e no museu instalado no Mosteiro de São Bento, que guarda relíquias como a imagem de Santa Catarina de Alexandria, do século XVI que, segundo a lenda, chegou a proteger a cidade de um ataque de piratas.
O outeiro de Santa Catarina, é o local do marco inicial da povoação da cidade. O pequeno monte foi dado pelo capitão-mor Antônio de Oliveira aos primeiros povoadores do lugar em 1539. Mais tarde Brás Cubas, o fundador de Santos, adquiriu as terras virgens junto ao local, para construir um novo ancoradouro.
Gonzaga: 121 anos de história
Apesar de ter sido fundado somente há 121 anos, o bairro do Gonzaga promoveu profundas modificações no jeito de ser do santista. Fazer compras à beira-mar foi um hábito introduzido pelo bairro a partir da década de 1970, quando o primeiro shopping da cidade foi inaugurado no terreno onde durante décadas funcionou o primeiro hotel de Santos, o Parque Balneário.
A história do bairro começou no início de 1889, na esquina da avenida Presidente Wilson com a rua Marcílio Dias. No local, funcionava um chalé onde o empresário Luiz Antônio Gonzaga montou um bar que acabou servindo como ponto de referência para o bonde puxado por burros que ligava o centro às praias.
Predominantemente residencial até os anos 60, o Gonzaga também contribuiu para o desenvolvimento da cultura, abrigando durante décadas os principais cinemas e livrarias do litoral paulista. Hoje, cerca de 25 mil pessoas vivem no Gonzaga e o bairro abriga oito dos 12 hotéis de Santos e 800 apartamentos de temporada.
Santos é uma cidade sempre preparada para receber turistas o ano inteiro,pois dispõe de muitas formas de lazer, entretenimento, comércio, hospedagem e passeios. Em 1998, a Organização das Nações Unidas apontou a cidade de Santos como a primeira no estado de São Paulo em qualidade de vida, e a terceira do Brasil.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações