Opinião - Efeito estufa registra recorde alarmante
Em boletim, do último dia 24 de novembro, da Organização Meteorológica Mundial (OMN) foi divulgado que as emissões de gases de efeito estufa alcançaram um nível recorde no ano passado. A informação é alarmante. Especialmente levando-se em consideração que os principais gases-estufa de vida longa, entre eles o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, atingiram seus níveis mais altos, desde o início da era industrial, apesar da crise econômica recente que gerou recessão.
Segundo a agência, que é um órgão da ONU, as concentrações de gás carbônico aumentaram, em 2009, em 1,6 parte por milhão, chegando a 386,8 partes por milhão. Antes da era industrial, a concentração média de gás carbônico era de 280 partes por milhão. E quanto maior a concentração de gases causadores do efeito estufa, mais o calor fica preso na atmosfera.
O dióxido de carbono é isoladamente o mais importante gás-estufa causado pela atividade humana. Sua concentração aumentou 38% desde 1750, principalmente devido às emissões provocadas pela queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e mudanças no uso da terra. Já as emissões naturais de metano estão crescendo, entre outros motivos, por conta do derretimento da calota de gelo ártico e ao aumento da precipitação pluviométrica em regiões úmidas, elas próprias causadas pelo aquecimento global.
Atividades humanas como a criação de gado, o plantio de arroz, a exploração de combustíveis fósseis e aterros sanitários são responsáveis por 60% das emissões de metano, e fontes naturais respondem pelo restante.
Ou seja, a situação é preocupante. Embora diversas ações já estejam sendo feitas para a redução e neutralização das emissões destes gases ainda há muito a ser feito. Mas é importante ressaltar que este não é um desafio apenas dos governantes e líderes mundiais. Este é um desafio de cada indivíduo, de cada cidadão.
Como parlamentar, elaborei o Projeto de Resolução 22/2007, que propõe a criação do Programa Carbono Neutro para a neutralização total ou parcial das emissões de carbono decorrentes das atividades desenvolvidas na Assembleia Legislativa.
Embora o projeto ainda não tenha sido aprovado, já adotei essa prática no meu ambiente de trabalho. Há três anos, através do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) foi feito o inventário das emissões de dióxido de carbono geradas pelas atividades do meu gabinete. A partir deste inventário, determinante para o cálculo do número de árvores necessárias para neutralizar tais emissões, plantei, em 2008, quase cem mudas de árvores no Parque Cotia-Pará, em Cubatão, e, em 2009 e 2010, outras 200 no Parque Ecológico do Tietê, as quais terão o seu devido monitoramento pelo instituto.
Se a Assembleia como um todo, envolvendo seus departamentos, e se cada um dos deputados paulistas fizer o mesmo, mais árvores serão plantadas para absorver o CO2 da atmosfera, servindo de exemplo para outros órgãos públicos e demais casas legislativas do Brasil. Afinal, nossa geração foi a maior emissora de gases de efeito estufa, cujas consequências já podem ser constatadas no nosso dia a dia, com as mudanças climáticas que tem preocupado a todos.
Não podemos mais reverter esse processo, mas podemos, sim, evitar maiores prejuízos para o meio ambiente e para o ser humano. Temos que preservar o nosso planeta e a vida das futuras gerações.
* João Caramez é deputado estadual pelo PSDB e coordenador das frentes parlamentares das Hidrovias e de Apoio à Mineração, que visam o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Caramez é o primeiro parlamentar paulista a neutralizar as emissões de carbono em seu gabinete, por meio do plantio de árvores.
"O Projeto de Resolução 22/2007 propõe o Programa Carbono Neutro relativo às atividades desenvolvidas na Assembleia Legislativa"
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações