20 anos da Constituinte Estadual de 1989 - Randal Juliano Garcia: área da segurança merece atualização
Como foi a maratona da Constituinte?
A atividade foi muito intensa, a participação foi muito ampla, congregando diversos segmentos da sociedade, que teve, com certeza, um aproveitamento muito importante, que se traduziu numa legislação estadual admirável, contemplando frações dos grupos sociais que não tinham respaldo na Constituição vigente até então, que era muito antiga.
Todo esse conjunto de pessoas participou do trabalho, o que trouxe uma gratificação muito grande quando o trabalho foi levado a cabo. Participamos de comissões, com emendas e discussões temáticas.
Qual área o senhor se dedicou mais?
Minha participação mais intensa foi sobre a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e minerais, que se traduziu numa política ambiental e se transformou numa legislação que hoje faz parte da Constituição Estadual, e através dela criou-se um arcabouço de grande atualidade. A preocupação com o meio ambiente foi a de conservá-lo. Constituiu-se em uma experiência única como parlamentar.
O momento que mais marcou foi quando tivemos a finalização da Carta Constitucional, que conseguiu contemplar as demandas da sociedade, da população, uma vez que todos puderam fazer sugestões, que contribuíram para fundamentar políticas públicas que vinham de encontro a suas reivindicações. Esse avanço se traduziu na elaboração da Carta que conseguiu contemplar diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente e outros tantas.
Apesar de todo esse trabalho, atualmente existem alguns setores da administração do Estado que requerem uma atualização, como, por exemplo, a área da segurança pública, que é o que mais nos aflige hoje. Porque inclui a preservação da vida.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações