Seminário debate projeto de lei sobre moradia digna



A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 26/10, o seminário Construindo o PL 354/2009: São Paulo e a Garantia do Direito à Moradia Digna. De autoria do deputado Marcos Martins (PT), a matéria dipõe sobre a assistência pública e gratuita nas áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia para habitação de interesse social direcionada à população de baixa renda.
Os participantes ratificaram a importância dos projetos de lei, tanto federal quanto estadual, sobre moradia digna e ressaltaram que o debate em torno da questão independe de partido político. Inclusive, em 6/10, o Parlamento paulista debateu a Proposta de Emenda à Constituição Federal 285-A/2008, conhecida como a PEC da Moradia, que contou com a presença de deputados federais do PT e PSDB por São Paulo, deputados estaduais, prefeitos e representantes de movimentos populares.
Lembrando que déficit habitacional do país atinge 8 milhões de moradias (1,2 milhão só no Estado de São Paulo), Marcos Martins enfatizou a necessidade de melhor aproveitamento dos recursos naturais que a nossa condição climática proporciona, como o aproveitamento da energia solar; o uso de matéria-prima adequada; a disponibilização de serviço de assistência técnica para auxiliar as pessoas de baixa renda nas questões burocráticas e a garantia de recursos permanente dos municípios para a expansão dos programas de moradia popular.
Com a participação do deputado João Caramez (PSDB), o evento também contou com a presença de representantes de movimentos de moradia popular de várias localidades, de engenheiros, arquitetos e vereadores.
Compuseram a mesa de debates os deputados Marcos Martins e João Caramez; Hélio Secco, presidente da Federação das Associações dos Engenheiros e Arquitetos de São Paulo (Faeasp); Daniel Amor, presidente do Sindicato dos Arquitetos de São Paulo (Sasp); Olga Leon de Quiroga, do Grupo de Articulação para Conquista de Moradia para o Idoso da Capital (Garmic); Carlos Kirchner, representando o Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (Seesp); e os vereadores Luizinho, de Barueri; Angêlo Barreto, de Campinas; Araldo Pacheco e Garotinho, ambos de Salto.
A íntegra desse e de outros projetos de lei está disponível no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no link Processo Legislativo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações