Exploração do pré-sal é tema de debate na TV Alesp


30/09/2009 17:25

Compartilhar:

Maurício Tolmasquim e deputados Mentor, Raul e Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/VITORSAPIENZAPRESAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A exploração de petróleo da camada pré-sal foi tema de debate gravado pela TV Alesp nesta terça-feira, 29/9. Participaram do programa os deputados Vitor Sapienza (PPS), Antonio Mentor (PT) e Raul Marcelo (PSOL), tendo como convidado o especialista e presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. A discussão foi mediada pelo jornalista Jorge Machado.

O deputado Sapienza disse que é um entusiasta do petróleo e que lembra muito bem de que, quando era estudante, a Petrobras só perfurava na parte continental. Solicitou então a Tolmasquim que fizesse um breve relato de como foi possível chegar à camada pré-sal.

O presidente da EPE explicou que os méritos são da Petrobras, que desenvolveu alta tecnologia ao iniciar as perfurações na costa brasileira, em especial na bacia de Campos. Para ele, as novas descobertas vão dobrar as reservas brasileiras, que hoje está em torno de 14 bilhões de barris. "Isso vai alavancar ainda mais o desenvolvimento de nosso país, com a geração de recursos sob o gerenciamento do Fundo Social", ressaltou Tolmasquim.

"Meu temor é que esses recursos sejam utilizados de forma paternalista", alertou Vitor Sapienza. Ele acrescentou que essa riqueza oriunda da exploração da camada pré-sal deve ser usada maciçamente em educação, na formação e capacitação profissional. Tolmasquim esclareceu que existe o desafio de formar um núcleo enorme de jovens especializados em tecnologia avançada. O programa vai ao ar na segunda-feira, 5/10, às 21h, e será reprisado durante a programação.



vsapienza@al.sp.gov.br

alesp