Homenagem aos cônsules
DA REDAÇÃO
O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, recebeu nesta terça-feira, 15/7, a visita dos cônsules honorários do Chipre, Cesar Augusto de Aguiar, e do Equador, Beatriz Helena Cury, que vieram tratar da realização de ato solene em homenagem ao Dia do Cônsul.
Segundo Aguiar, que é natural de São João da Boa Vista, uma das finalidades da solenidade prevista para o dia 6/8 é homenagear os diplomatas que deverão deixar o país em breve, como é o caso dos representantes do Japão, da Itália, da Índia, de Israel e da Alemanha. "Além desse assunto, viemos fazer uma visita de cortesia e foi uma surpresa reencontrar meu conterrâneo", disse o cônsul, referindo-se ao presidente da Casa que também é natural de São João.
Aguiar é presidente da Associação dos Cônsules no Brasil, entidade que congrega 86 representações diplomáticas e 350 cônsules. "Queremos aumentar o intercâmbio com a Assembléia, pois a Casa representa a sociedade e, em decorrência, setores ligados ao comércio e à política".
Beatriz Cury afirmou que o ato marcará a data de personalidades que trabalham para aprimorar as relações entre São Paulo, Brasil e os países estrangeiros. A diplomata explicou também que o corpo consular mantém cônsules de carreira e cônsules honorários, "brasileiros que, por dedicação a um país e por ter a confiabilidade de seu povo, são convidados a exercer esse cargo".
Beraldo lembrou que a cidade de São Paulo possui o segundo maior corpo consular do mundo, com 86 membros. "Isso mostra a força desta cidade e incentiva a Assembléia a estreitar as relações políticas com outros países. Por isso, criamos a Comissão de Assuntos Internacionais", afirmou o presidente, lembrando que o Fórum de Desenvolvimento Sustentável, que a Alesp organizará em breve, terá um segmento específico para discutir questões relacionadas à Alca e ao Mercosul.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- CPI da Alesp que investiga golpes do tipo 'pirâmide' terá Guto Zacarias presidente
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova nova regionalização do saneamento básico no estado
- 'Ninguém faz mais pela mulher do que o Estado de São Paulo', diz secretário de Segurança Pública
- Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações