Museu de Arte - Catia Pelosi revela o realismo da paisagem brasileira através de um lirismo inato



Catia Pelosi parece alcançar, através de seus ritmos cromáticos inconfundíveis, um lirismo inato que desponta como uma nascente, revelando um mundo simples na sua pureza arcaica mas que não altera o profundo significado da vida. Suas obras constituem verdadeiras contemplações de um mundo onde a alma do homem adverte a própria fragilidade mas encontra alegrias inesperadas que alcançam os cumes de um autêntico lirismo poético.
Delicada interprete da paisagem a artista consegue transferir sobre a tela o seu intenso amor pela natureza brasileira. O seu conto é pleno e festivo, rico de cores vivas, de sol e de luz e onde o espelhar dos reflexos evoca a limpidez cristalina da atmosfera contida naquelas visões.
A sua palheta se exprime através da simplicidade de acordes feitos de tons ricos de vibrações que se exaltam com contraste de cores particularmente eficazes. Trata-se de uma pintora realista espontânea, com longínquas influências impressionistas, que se preocupa tão somente a exprimir si próprio.
Catia Pelosi olha a realidade, com generosidade, como uma entusiasta sensitiva, realidade que filtra através de uma fina sensibilidade cromática e que restitui à realidade da tela com uma mão esperta e com técnica sábia.
Através das obras "Calhetas em Recife" e "Pantanal", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a pintora bem demonstra amar e admirar a natureza que não há duvida é um formidável livro aberto sob nossos olhos que se deixa desfolhar por quem a respeita e a ama.
A Artista
C. Pelosi, pseudônimo artístico de Cátia Cristina Gorla Pelosi nasceu em 1963 na cidade de Araraquara, SP. Formou-se em Estudos Sociais pela Universidade Uniara em 1985. Seu primeiro contato com a pintura a óleo foi em 1994 e desde então começou a freqüentar os ateliers de vários artistas da região.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas, entre as quais: Casa da Cultura de Araraquara (1997 a 2000); Espaço Cultural do Clube Alepo, SP; Salão Oficial de Belas Artes de Matão, SP (2002); II Território da Arte de Araraquara; IX Circuito Internacional de Arte Brasileira, nas cidades de Londres, Madri, Lisboa e Belo Horizonte; "Imagens de Araraquara", Casa da Cultura Luiza Antonio Martinez Correa, Araraquara, SP; "Sobras e cores", Espaço Cultural Infraero em parceria com a Galeria Spazio Surreale, Aeroporto de Guarulhos; XV Feira de Arte Contemporânea em Padova, Itália, também através da galeria Spazio Surreale (2004).
Recebeu diversos prêmios no Museu de Arte de Pampulha, no Espaço Cultural Infraero e no III Concurso de Pintura sobre tela pela On-line Editora. Foi selecionada para o Anuário Brasileiro de Artes Plásticas Consulte (volumes II e III) e no livro Itália-Brasil Arte 2005.
Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais em Londres, Madri, Lisboa, Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações