Aprovação do Orçamento é mérito do governo e da oposição, diz Rodrigo Garcia

Logo após a aprovação do Orçamento, nesta quarta-feira, 22/2, o presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia, comentou o entendimento entre os poderes Legislativo e Executivo que levou à votação decisiva da lei orçamentária.
"Foram dois meses e meio de discussão até o governo chegar ao entendimento de que era necessário acolher a nova visão do Legislativo sobre o Orçamento: a de que os parlamentares podem ter aceitas suas sugestões e atender a população", afirmou o presidente. Garcia destacou que o entendimento entre os dois poderes deixa claro que a Assembléia pode e deve ser participativa e que o Executivo aceita essa nova forma de encarar o Orçamento.
O entendimento, segundo o presidente, possibilitou a aprovação de um orçamento pertinente, que será sancionado pelo governador sem maiores restrições.
Questionado sobre a redução dos valores destinados às emendas, Garcia declarou que mais importante do que o montante em si é o simbolismo de a Assembléia aprovar, de maneira inédita, emendas pontuais. As emendas regionais que atenderão demandas apresentadas na série de audiências públicas realizadas pela Comissão de Finanças e Orçamento em todo o Estado vão somar R$ 5 milhões para cada região. Além disso, cada parlamentar contará com R$ 2 milhões para destinar aos setores que achar convenientes, dentro dos programas e ações previstos pelo Estado.
Todas essas alterações foram incluídas na lei orçamentária a partir de emenda aglutinativa, baseada no relatório de Edmir Chedid (PFL), sem acolher qualquer nova sugestão feita durante a discussão em plenário.
Segundo o presidente, o relatório do deputado Edmir Chedid traduziu 12 mil emendas apresentadas, o que demonstra a participação efetiva dos deputados. O Orçamento para 2006, depois de receber a redação final nesta quarta-feira, será encaminhado para a sanção do governador.
Ao final da entrevista, Garcia afirmou que a prioridade da Assembléia agora é votar as contas do governador (referentes ao exercício de 2004) que já estão prontas para entrar na pauta de plenário. A discussão desse projeto (PDL 8/2006) deverá ocorrer durante o mês de março.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações