Deputado assume coordenação da Frencoop paulista

Durante encontro de representantes da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) com deputados em restaurante de São Paulo, na noite de segunda-feira, 14/5, o deputado Barros Munhoz (PSDB), líder do governo na Assembléia Legislativa, foi indicado para assumir os trabalhos da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop-SP). Em 2006, em conjunto com outros deputados, a Frencoop conquistou a aprovação da Lei 12.226, que institui a política estadual de apoio ao cooperativismo. Além de Munhoz, compareceram ao encontro os deputados federais Arnaldo Jardim e Odacir Zonta " presidente da Frencoop nacional " e os deputados estaduais Davi Zaia (PPS) e Sebastião Almeida (PT).
O presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, iniciou a reunião falando sobre a doutrina cooperativista, o papel da Ocesp e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-SP) e mostrou números do cooperativismo paulista. Exemplificou a importância da criação do Sescoop com o quadro de exportações das cooperativas, que, de 2000 até 2006, mostra um crescimento ininterrupto. "Parte desse resultado se deve ao Sescoop, que capacitou os cooperativistas e contribuiu para aprimorar a gestão das cooperativas", ressaltou Del Grande.
Na seqüência, os presentes assistiram a um vídeo sobre as conquistas e a prestação de serviços do Sistema Ocesp/Sescoop-SP para as cooperativas e também a uma explanação do coordenador do Cecoop (Centro de Estratégia do Cooperativismo Paulista), Renato Nobile, que apresentou os projetos do centro para as áreas política, institucional e de mercado e aproveitou para anunciar alguns pleitos das cooperativas para a nova formação da Frencoop paulista.
O deputado Arnaldo Jardim salientou a importância da participação de deputados como Davi Zaia, presidente do PPS, especialista na área sindical, e Sebastião Almeida, do PT, que tem vários projetos que visam a implementar novas alternativas de trabalho e renda e melhorar a situação das comunidades.
Cooperativismo é o caminho
Barros Munhoz disse ainda estar à disposição do cooperativismo. "Comecei a viver o cooperativismo em 1964, quando participei das cooperativas de crédito e de consumo dos funcionários da Bombril", contou Munhoz. "Apesar dos afazeres, assumo a Frencoop de São Paulo com muita vontade, pois sei que vai valer a pena", ressaltou o deputado, completando: "O papa esteve no Brasil, falou que não resolveremos os problemas do mundo pelo capitalismo e pelo comunismo. Só faltou dizer que o cooperativismo é o caminho", finalizou o líder do governo.
barrosmunhoz@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações