Comissão analisa proposta que torna obrigatória ginástica laboral em empresas


30/03/2006 16:47

Compartilhar:


Em reunião extraordinária convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa para esta sexta-feira, 31/3, às 14h15, será analisado o Projeto de Lei 483/05, de autoria do deputado Souza Santos (PL), que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a promoverem a realização de ginástica laboral.

De acordo com o projeto, dirigido à administração pública e ao setor privado, o exercício laboral será realizado diariamente, sem acréscimo de carga horária, por um período não inferior a 10 minutos e não superior a 30 minutos, tempo esse a ser determinado pela própria empresa.

A proposta prevê a elaboração dos conteúdos programáticos por profissionais habilitados em Educação Física, que deverão observar as condições e as limitações individuais de cada funcionário.

O deputado Souza Santos justificou a iniciativa apontando a grande incidência de problemas profissionais relacionados aos esforços repetitivos, estresse, postura incorreta, entre outros, os quais seriam facilmente superados por meio da ginástica laboral, que tem características terapêuticas e preventivas.

Para o deputado, a introdução da prática representará um investimento para os empresários e um benefício para os funcionários. Ele ressaltou que com a melhoria do estado de saúde física e mental do trabalhador, a empresa deixa de perder tempo e dinheiro com despesas médicas e possíveis afastamentos, ao mesmo tempo em que viabiliza um ambiente de trabalho menos inquieto e estressante e mais sociável, favorável à interação positiva.

ssantos@al.sp.gov.br

Notícias mais lidas

alesp